F1: McLaren defende abordagem de desenvolvimento do carro em 2025

Rob Marshall, chefe de design da McLaren, abordou a mudança no foco de desenvolvimento da equipe no final da temporada 2025 da Fórmula 1, em meio à disputa pelo título com Max Verstappen da Red Bull Racing. Embora a McLaren tenha dominado praticamente toda a temporada passada e conquistado o título de construtores de forma antecipada, a equipe britânica viu sua vantagem de desempenho diminuir nas últimas corridas do ano, à medida que a Red Bull se aproximava rapidamente, graças a grandes atualizações no RB22.

A McLaren, ciente de seu domínio inicial, optou por transferir toda a atenção para o desenvolvimento do carro de 2026 antes da Red Bull, enquanto a equipe rival continuou a atualizar o seu modelo até o fim da temporada 2025. Essa mudança de foco fez com que a vantagem dos pilotos da McLaren diminuísse consideravelmente, permitindo que Verstappen reduzisse uma diferença de 104 pontos para apenas 2 nas últimas corridas.

Essa mudança de estratégia gerou questionamentos sobre o timing da McLaren e se a equipe teria interrompido o desenvolvimento do carro de 2025 muito cedo, em favor da preparação para os novos regulamentos de unidades de potência. No entanto, Marshall refutou essas especulações, afirmando que a McLaren estava confiante na decisão tomada.

Lando Norris (GBR) McLaren MCL39.
Foto: XPB Images

“É claro que, em algum ponto, você precisa diminuir o ritmo de desenvolvimento do carro e pensar no novo projeto. E isso provavelmente aconteceu antes do que normalmente seria, devido às mudanças nos regulamentos. No entanto, começamos o desenvolvimento do carro de 2026 muito mais cedo do que de costume, o que nos permitiu adiantar bastante o trabalho inicial”, afirmou.

Marshall destacou, que embora a mudança de foco tenha ocorrido mais cedo do que o habitual, o time acredita que fez a escolha certa para o último ano da era do efeito solo. Para ele, a disputa acirrada no final da temporada foi um reflexo das estratégias diferentes entre as equipes, mas a McLaren não acredita ter sofrido com sua abordagem.

“Você pode argumentar que outros continuaram a pressionar no carro de 2025 por mais tempo do que nós, mas acredito que fizemos a coisa certa no final”, concluiu o chefe de design.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.