F1: Marko revela luta de poder interna na Red Bull e conflito com Horner

Helmut Marko, agora ex-consultor da Red Bull Racing, fez revelações impactantes sobre a disputa de poder interna que culminou na demissão de Christian Horner, ex-chefe da equipe, após o GP da Inglaterra em 2025. Marko afirmou que Horner tentou usar a morte de Dietrich Mateschitz, cofundador da Red Bull, para tentar tomar o controle da equipe de Fórmula 1.

Segundo Marko, Horner se aproximou de Chalerm Yoovidhya, cofundador da Red Bull GmbH, para mudar o equilíbrio de poder na empresa, inicialmente dominado pela parte austríaca. Marko destacou que, após a morte de Mateschitz, Horner fez de tudo para assumir a liderança com o apoio de Yoovidhya, enquanto ele próprio tentava, em nome da parte austríaca da empresa, impedir essa mudança.

“Junto com Didi (Dietrich Mateschitz), fundei a Red Bull Racing em 2005. Nós nomeamos Horner como chefe de equipe e eu fui supervisor. O poder sempre esteve na Áustria, nós decidíamos”, afirmou Marko. Ele lembrou de uma conversa com Horner em 2022, antes do GP da Áustria daquele ano, quando o britânico afirmou que Mateschitz não sobreviveria até o final do ano.

Marko também mencionou os momentos tensos durante 2024, quando, após acusações contra Horner (de assédio sexual sobre uma funcionária da equipe) e a queda de desempenho do time, a pressão interna aumentou. Marko acredita que a saída de Horner foi inevitável devido ao desempenho abaixo das expectativas da Red Bull, afirmando que, se medidas tivessem sido tomadas mais cedo, Max Verstappen teria conquistado seu quinto título este ano, depois de ficar apenas dois pontos atrás do campeão, Lando Norris da McLaren.

F1: Marko revela luta de poder interna na Red Bull e conflito com Horner
Foto: XPB Images

“Era necessário fazer algo porque o desempenho nas pistas estava caindo”, disse Marko. “Se tivéssemos feito isso antes, Max teria sido campeão, e estou absolutamente convencido disso. Mas os últimos anos com Horner não foram agradáveis. Foram jogos sujos”, afirmou.

Além disso, Marko revelou que, em 2024, Horner tentou usar rumores falsos para prejudicar sua posição, como a alegação de que o desenvolvimento do motor próprio para 2026 estava atrasado e que a Red Bull perderia a parceria da Ford: “Nunca disse isso, mas Horner queria usar isso para me suspender. Max então interveio e não aconteceu”, acrescentou.

Por fim, Marko contou como a verdade foi se tornando mais clara e como Chalerm Yoovidhya, ao perceber que Horner estava mentindo, reconsiderou sua posição e apoiou a sua demissão: “Fomos mostrando cada vez mais que Horner mentia sobre tudo. Quando Chalerm percebeu isso, ele reconsiderou”, completou.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.