Sergio Pérez revelou que Helmut Marko, conselheiro da Red Bull, contratou um psicólogo para trabalhar com ele durante seu período na equipe, pagando sessenta mil libras por hora de seu próprio bolso, ao invés de usar o orçamento da equipe, como muitos imaginam.
O mexicano, que vai fazer sua estreia na Cadillac em seu retorno ao grid da Fórmula 1 em 2026, contou detalhes do episódio em entrevista ao Cracks Podcast: “Logo que cheguei à Red Bull, nas primeiras corridas em que não obtive resultados, [me disseram]: ‘O que você precisa é de um psicólogo. Você tem que consultar um psicólogo. Eu estava aberto a tudo, claro. Então falo com o psicólogo e digo: ‘Oi, me chamo Sergio Pérez’, ‘blá blá blá’ de um cara inglês. E digo: ‘Olha, hoje não tenho tempo para uma sessão, mas vamos conversar, combine um horário. Perfeito.'”
O piloto lembrou do susto ao receber a conta: “E um dia ele aparece na fábrica da Red Bull e diz: ‘Ei, tem uma conta para você’ — de seis mil libras do psicólogo. ‘Pode mandar para o Helmut, por favor? Ele vai pagar’.”
Apesar da ajuda, os resultados demoraram a aparecer. Pérez, que se juntou à equipe austríaca em 2021, começou sua passagem obtendo resultados principalmente em quarto e quinto lugares. Sua primeira vitória pela Red Bull veio apenas na sexta tentativa, e ele encerrou a temporada com mais quatro pódios.

O psicólogo, segundo Pérez, foi fundamental durante os primeiros anos na equipe: “Foram seis mil libras por uma única ligação! Então o Helmut diz: ‘Ei, como foi com…? Perfeito, com esta sessão estamos bem’. E foi assim que duramos 3 anos, curados com o psicólogo.”
No entanto, problemas técnicos e de adaptação ao carro continuaram a afetar o piloto nos anos seguintes. Ele explicou: “Procurei em todo lugar, mas no fundo eu sabia perfeitamente que quando você tem um carro com o qual fica pensando no que vai acontecer, no que ele vai fazer, em que curva você vai bater, você não consegue ir rápido.”
Pérez foi dispensado no final da temporada de 2024. “Os resultados começaram a vir… no final, a ligação funcionou. E então nos últimos anos foi tanto que eu dizia: ‘Bem, talvez eu realmente precise de ajuda — os resultados não estão vindo'”, afirmou.
