Helmut Marko compartilhou detalhes sobre a primeira conversa com Max Verstappen após o anúncio de sua saída da Red Bull Racing, após mais de vinte anos como consultor de esportes motorizados da equipe. A decisão de Marko de deixar a Red Bull foi anunciada na terça-feira, logo após o encerramento da temporada 2025 da Fórmula 1, marcando o fim de uma era significativa para a equipe e para o próprio Verstappen.
A saída de Marko se dá em um momento de transição para a Red Bull, pouco tempo após o afastamento de Christian Horner, ex-chefe da equipe. Após a reunião em Abu Dhabi com Oliver Mintzlaff, CEO da Red Bull GmbH, e um representante da família Yoovidhya, que detém 51% da Red Bull, Marko decidiu pedir demissão. Verstappen, no entanto, não estava presente nessa reunião e não tinha conhecimento do encontro.
Depois da reunião, Marko procurou Verstappen para informá-lo de sua decisão. Em entrevista ao ORF, Marko comentou sobre a conversa: “Não foi uma conversa normal. Havia uma certa melancolia. Ele disse que nunca imaginou alcançar tanto sucesso”, afirmou.

O agora ex-consultor da Red Bull também expressou seus votos de sucesso para o futuro de Verstappen: “Tudo chega ao fim, e eu lhe desejei o melhor para o futuro. Ele disse que nos encontraremos definitivamente em algum lugar”.
A relação entre Marko e Verstappen sempre foi muito próxima. Para o austríaco, a conexão com o piloto holandês foi única e extremamente intensa: “A conexão foi certamente muito forte, talvez a mais próxima que eu já tive com um piloto”, acrescentou.
Ele também elogiou o desenvolvimento de Verstappen ao longo dos anos, destacando que o piloto se tornou cada vez mais rápido, maduro e melhor a cada temporada: “Eu não vejo um fim para esse desenvolvimento, mesmo que ele já seja o melhor piloto”, finalizou Marko, destacando que nunca houve grandes desentendimentos entre eles, apesar de algumas atitudes impulsivas de Verstappen nas fases iniciais de sua carreira.
Segundo Marko, Verstappen evoluiu para se tornar uma pessoa muito mais calma, sem os impulsos e explosões que marcaram os primeiros anos de sua trajetória na Fórmula 1. Para o ex-consultor, Verstappen tem uma personalidade incrível para sua idade, e sua evolução é um dos aspectos mais fascinantes de sua carreira.
