A demissão de Christian Horner do comando da Red Bull, em julho deste ano, modificou profundamente o cenário interno da Red Bull. Laurent Mekies assumiu o cargo do britânico e está sendo muito elogiado pela recuperação de desempenho da equipe, que colocou Max Verstappen na briga pelo título da temporada 2025 da Fórmula. A empolgação de Helmut Marko, conselheiro do time, é evidente em declarações recentes.
“Estamos começando a vencer novamente. Então, o ambiente, tudo está positivo, e é como nos velhos tempos”, disse Marko ao podcast Beyond the Grid. Mesmo satisfeito com o bom momento, Marko pondera que os resultados não são consequência exclusiva da mudança na chefia, já que parte significativa das atualizações planejadas para o carro de Verstappen já estava em andamento antes da transição.

“Ele [Mekies] é um excelente engenheiro e, além disso, consegue se comunicar muito bem com as pessoas. Eu diria que ambos [Mekies e Verstappen] implementaram uma nova maneira de abordar os detalhes, ou simplesmente dizendo: ‘Os números no simulador não são mais o que importa. O que importa é o que o cronômetro mostra’.”
O conselheiro ainda explicou que a filosofia adotada torna o carro mais confiável ao piloto, permitindo que ele explore os limites com segurança. “Isso significa que, para extrair o máximo do carro, o piloto pode confiar nele, e não se trata de uma margem tão pequena que só um piloto experiente consegue pilotar. No entanto, se ele não tiver confiança, não conseguirá ir ao limite como faz atualmente”, concluiu.
