Helmut Marko, que anunciou na terça-feira (09) sua saída da função de consultor de automobilismo da Red Bull Racing após duas décadas, assegurou que o futuro de Max Verstappen na equipe não está em risco. Apesar da proximidade entre ambos e das incertezas que já pairaram sobre o contrato do holandês, Marko garantiu que o tetracampeão de Fórmula 1 não pretende seguir outro caminho.
Questionado pelo jornalista Kleine Zeitung, sobre a possibilidade de Verstappen cogitar deixar a Red Bull após sua saída, Marko foi direto: “Não. Max não só quer vencer, ele quer vencer em um ambiente harmonioso. Quando ele não tem mais isso, ele para de um dia para o outro. Mas ele ainda é jovem demais para isso”, afirmou.
Verstappen já havia deixado claro no início de 2024 que uma eventual saída de Marko poderia influenciar diretamente seu futuro. Na época, em meio às acusações contra o ex-chefe da Red Bull, Christian Horner, o piloto holandês afirmou que deixaria a Red Bull caso Marko fosse afastado. O vínculo atual do holandês vai até 2028, com uma cláusula que permite a saída caso ele não esteja em determinada posição no campeonato. Em 2025, ao alcançar o terceiro lugar, a continuidade dele para 2026 ficou garantida contratualmente.

Marko também revelou detalhes da reação de Verstappen ao saber de sua decisão: “Eu diria que ele ficou um pouco triste com isso”. O austríaco comentou que ambos revisitaram o período que viveram juntos e destacou que ele e Gianpiero Lambiase, engenheiro de corrida que trabalha com Verstappen, foram os únicos dentro da equipe que acreditaram até o fim na disputa pelo título, perdido por apenas dois pontos para Lando Norris da McLaren.
“Estávamos lá com grande entusiasmo e comprometimento, e por isso foi uma enorme decepção quando não deu certo. A partir dessa decepção, amadureceu a decisão de que agora é um bom momento para parar”, concluiu Marko, mesmo com várias evidências que o motivo real de sua saída foi outro.
A saída de uma das figuras-chave na trajetória de Verstappen marca o fim de uma era dentro da Red Bull, mas segundo o próprio Marko, não altera os planos do piloto, que segue focado em novos títulos com a equipe.
