Helmut Marko, agora ex-consultor da Red Bull Racing, revelou que suas maiores conquistas na equipe foram diretamente ligadas ao sucesso de Max Verstappen. Em uma entrevista recente, o austríaco, de 82 anos, destacou o impacto das vitórias do piloto holandês, especialmente sua conquista sobre Lewis Hamilton no campeonato de 2021.
“Na verdade, tudo o que Max conquistou. O fato de ele ter se tornado múltiplo campeão na Fórmula 1 com um carro que não era o melhor. E a forma como ele superou Lewis Hamilton em 2021”, disse Marko, se referindo à famosa e muito polêmica disputa que culminou no primeiro título de Verstappen em 2021, em uma decisão que custou o cargo na FIA para o então diretor de provas da Fórmula 1, Michael Masi, por seu erro cometido naquela corrida, que favoreceu amplamente o piloto holandês na conquista do título.
Além de destacar a temporada de 2021, Marko também falou sobre 2023, ano no qual Verstappen conquistou o maior número de vitórias em uma temporada na história da F1. O veterano ex-dirigente também não esqueceu a primeira vitória de Verstappen, no GP da Espanha em 2016, quando o piloto estreou pela Red Bull Racing com uma performance impressionante.

“Conseguimos o maior número de vitórias em uma única temporada em 2023. Max venceu imediatamente após eu colocá-lo na Red Bull. Há tantas conquistas… Max e eu sempre dizemos que nunca poderíamos imaginar que alcançaríamos tudo isso juntos”, concluiu Marko.
Ao lado de Marko, Verstappen passou de um jovem talento em 2015 para o piloto mais vitorioso da história da Red Bull, consolidando-se como uma das maiores estrelas da Fórmula 1.
