F1: Marko comenta sobre nomeação de Newey como chefe da Aston Martin

Helmut Marko, consultor da Red Bull Racing, se mostrou surpreso com a recente nomeação de Adrian Newey como chefe de equipe na Aston Martin a partir da temporada 2026 da Fórmula 1. Em entrevista ao jornal austríaco Kleine Zeitung, Marko destacou que a mudança de função de Newey vai além de suas principais habilidades, que segundo ele, são mais focadas no design e na engenharia de carros.

“Isso certamente não é seu forte. A grande força de Adrian está no design, na configuração do carro e na qualidade da produção e desenvolvimento”, afirmou Marko. Ele também destacou que as operações diárias e as responsabilidades relacionadas à gestão da equipe e alguns tipos de decisões, não são áreas em que Newey se destaca, o que o deixou surpreso com a mudança de função.

Adrian Newey (GBR) Aston Martin F1 Team Managing Technical Partner.
Foto: XPB Images

A Aston Martin anunciou, na quarta-feira (26), que Newey assumirá a liderança da equipe em 2026, mas não ocupará o cargo de CEO. Andy Cowell, atual CEO, passará a exercer a função de Chief Strategy Officer (Diretor de Estratégia) na equipe. Marko, que tem uma visão estratégica apurada do funcionamento das equipes na Fórmula 1, afirmou que será interessante ver como a transição de Newey para a gestão da equipe irá se desenrolar na prática.

Mesmo sendo uma das figuras mais renomadas no design de carros de F1, Newey nunca havia assumido um cargo de gestão de uma equipe, o que torna essa decisão ainda mais inesperada para Marko e outros especialistas da área. A expectativa agora é ver como a experiência de Newey no desenvolvimento técnico se traduzirá na liderança da equipe fora dos circuitos.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.