Helmut Marko, consultor da Red Bull Racing, fez uma análise contundente após um fim de semana difícil até o momento para a equipe no GP de São Paulo de Fórmula 1. Com Max Verstappen e Yuki Tsunoda enfrentando problemas significativos, Marko afirmou que a equipe ‘ficou mais lenta em todos os setores’ e que a eliminação de Verstappen no Q1 foi um golpe sério para as chances do piloto holandês na luta pelo título.
Foi a primeira vez desde 2006 que a Red Bull viu seus dois carros eliminados na primeira parte da sessão de classificação, com Verstappen apenas em 16º e Tsunoda ainda mais atrás, em 19º. “Foi tudo muito mal. Ficamos mais lentos em todos os lugares. A pista ficou mais rápida, mas nós perdemos tempo em todos os setores”, disse Marko à Sky DE. “Na verdade, havia até menos aderência. Precisamos descobrir o motivo disso, mas o dano já foi feito.”
Com Verstappen agora 39 pontos atrás de Lando Norris na classificação e largando do pit lane em Interlagos, após a equipe ter feito alterações no RB21 durante a noite, a chance de título do holandês parece estar em risco. Marko reconheceu que a equipe tem enfrentado dificuldades em sua evolução, não só em São Paulo, mas também no GP do México, apesar de Verstappen ter conseguido um pódio.

Sobre o que causou os problemas da Red Bull, Marko explicou: “Levamos peças novas ou parcialmente novas para o México, mas elas não trouxeram o resultado esperado. A partir disso, achávamos que íamos encontrar a direção certa, mas isso não aconteceu agora também”, afirmou.
O consultor da Red Bull destacou que a equipe perdeu tempo nos setores um e três, mas não avançou no segundo setor, o que indica que a equipe não conseguiu melhorar o desempenho como esperava: “Precisamos analisar onde erramos, porque essa defasagem está afetando nosso desempenho de forma clara”, finalizou Marko, demonstrando claramente sua decepção.
O F1MANIA.NET acompanha o GP de São Paulo de Fórmula 1 in loco, com os jornalistas Gabriel Gavinelli e Nathalia De Vivo.
