Helmut Marko fez duras críticas a Kimi Antonelli após o GP do Catar de Fórmula 1, acusando o piloto de ‘deixar (Lando) Norris passar’ nos momentos finais da corrida. Antonelli estava na quarta posição após a segunda parada de Norris, na volta 44, e conseguiu manter o piloto da McLaren atrás de si até a volta 56, quando cometeu um erro na curva 9. Isso colocou Antonelli em uma trajetória mais fechada para a curva seguinte, a 10, o que resultou em um escapada que permitiu que Norris o ultrapassasse, garantindo a quarta posição e dois pontos muito importantes para sua disputa pelo título.
Graças ao erro de Antonelli, Norris aumentou sua vantagem para Max Verstappen, com uma diferença de 12 pontos, ao invés dos 10 pontos que teria, caso tivesse terminado em quinto. Após o fim da corrida, o consultor da Red Bull Racing, afirmou que acreditava que o erro de Antonelli foi deliberado: “Ele deixou Norris passar, foi muito óbvio”, afirmou Marko em entrevista à Sky alemã.
Gianpiero Lambiase, engenheiro de Verstappen, também expressou surpresa com o que aconteceu: “Não sei o que aconteceu com Antonelli. Parece que ele simplesmente se afastou e deixou Norris passar”, disse pelo rádio para Verstappen.

O foco de Marko, no entanto, logo se voltou para a vitória de Verstappen, sua 70ª na carreira. O austríaco comentou sobre a decisão acertada de parar durante o safety car, o que permitiu à Red Bull manter o ritmo e garantir a vitória: “Max calculou tudo com precisão, e pilotou exatamente tão rápido quanto necessário para manter Piastri distante”, afirmou Marko.
Ele também destacou sua surpresa positiva, ao ver que a estratégia da McLaren de não parar nos boxes durante o safety car não foi bem-sucedida: “Com a primeira parada no momento certo, a vitória estava praticamente garantida”, completou Marko.
