Frédéric Vasseur defendeu a decisão dos comissário do GP da Bélgica em atrasar em mais de uma hora a largada da prova no domingo (27), devido à chuva intensa e à baixa visibilidade no traçado de Spa-Francorchamps. O chefe da Ferrari foi na contramão de pilotos como Lewis Hamilton e Max Verstappen, que acreditam que a corrida poderia ter começado antes.
Em entrevista após a corrida, Vasseur destacou que sua avaliação não foi influenciada pelas estratégias adotadas pelos carros da equipe, um com maior carga aerodinâmica (Hamilton) e outro com menor (Leclerc). Para ele, a principal preocupação era a segurança dos pilotos, especialmente considerando o histórico do circuito belga em corridas sob chuva.
“Depois de 2021, quando tivemos o problema em Spa, fizemos alguns testes no fim daquela temporada, em Fiorano, para tentar limitar o spray. Colocamos diferentes apêndices no carro, mas no fim das contas o spray vem do assoalho”, explicou. “Isso significa que não há nada que possamos fazer, a menos que você queira reduzir drasticamente a performance do carro ao colocar algo ali.”

A grande quantidade de água deslocada pelos carros em alta velocidade reduz significativamente a visibilidade dos pilotos, especialmente os que estão mais atrás no pelotão, como defendido por Oscar Piastri na coletiva pós-corrida. Vasseur concordou e reforçou que, nessas situações, o risco maior não está na aderência do carro, mas na falta de visão.
“E novamente, não é uma questão de aderência ou de controle do carro, porque acho que, para os fãs, é difícil entender por que eles não conseguem correr. A limitação não é a aderência. A limitação é a visibilidade. E acho bom, às vezes, mostrar a câmera no capacete, porque assim você entende que, nessas situações, eles realmente não veem absolutamente nada.”
Questionado sobre a possibilidade de a corrida ter começado mais cedo, Vasseur não deu uma resposta definitiva, mas destacou que, mesmo que houvesse aderência suficiente, a visibilidade ainda era um fator crítico. “Me perguntaram várias vezes depois da corrida se eu achava que poderíamos ter começado antes. Em termos de aderência, com certeza. Mas em termos de visibilidade, não tenho certeza”, afirmou.
