F1: Leclerc pode ser opção da Aston Martin se Verstappen não for para a equipe

Charles Leclerc pode se tornar uma opção para a Aston Martin, caso a equipe britânica não consiga concretizar uma possível investida em Max Verstappen. A avaliação é do experiente jornalista de Fórmula 1, Ted Kravitz, que vê o monegasco como um nome natural para um projeto ambicioso se a Ferrari não entregar um carro capaz de brigar pelo título mundial.

“Não podemos esquecer de Charles Leclerc”, afirmou Kravitz no podcast The F1 Show, da Sky Sports. “Se a Aston Martin, com um carro de Adrian Newey e um motor Honda em alguns anos, for bem e não conseguir Verstappen, então eu colocaria Leclerc lá”.

Em 2025, Leclerc teve um desempenho individual relativamente consistente, apesar das dificuldades da Ferrari, encerrando o campeonato de pilotos em quinto lugar, com 242 pontos e sete pódios. Ainda assim, a temporada da Ferrari foi considerada decepcionante, com a equipe terminando apenas em quarto no campeonato de construtores e sem vencer nenhum GP no ano, pela primeira vez desde 2021.

Desde que chegou à Ferrari, em 2019, Leclerc ainda não recebeu um carro capaz de disputar o título. Esse cenário alimenta especulações sobre seu futuro, especialmente às vésperas de uma temporada decisiva em 2026 com os novos regulamentos da categoria. Kravitz destacou que o tema ganhou força após declarações de Nicolas Todt, empresário do piloto.

Second placed Charles Leclerc (MON) Ferrari in qualifying parc ferme.
Foto: XPB Images

“Algo que aconteceu neste ano foi que o empresário dele, Nicolas Todt, logo após as férias da Fórmula 1, começou a falar que era hora de Charles estar em um carro digno de campeonato e, potencialmente, olhar para outros lugares, mesmo ele tendo contrato com a Ferrari até o fim de 2028. Então pode ser que Leclerc deixe a Ferrari antes de Lewis (Hamilton)”, afirmou o jornalista.

Kravitz também elogiou o nível apresentado pelo monegasco: “Ele foi brilhante este ano, não foi? Está no meu top cinco de pilotos de 2025. Ele foi ótimo. Está pronto para vencer um campeonato, assim como George Russell”, disse, antes de questionar seu destino: “Mas para onde ele vai?”

A movimentação da Aston Martin ao promover Adrian Newey como chefe de equipe para 2026, foi vista como um grande sinal ao mercado, especialmente como possível atrativo para Verstappen. No entanto, se essa negociação não avançar, o ex-piloto de Fórmula 1, Karun Chandhok, concorda que Leclerc deve entrar no radar da equipe britânica.

“Charles está no auge, não está? Está em uma idade e em um momento da carreira em que agora tem experiência, e sempre teve velocidade. Ele está nessa categoria com George Russell, Lando Norris e Oscar Piastri. Um degrau abaixo de Max Verstappen, mas todos capazes de vencer um campeonato mundial no carro certo, se tiverem a oportunidade”, encerrou Chandhok.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.