F1: Leclerc pode bater recorde ‘negativo’ de Clark em Baku

Charles Leclerc pode bater um recorde nada agradável no GP do Azerbaijão da Fórmula 1. No circuito de rua, o monegasco pode bater uma marca sustentada por 59 anos por Jim Clark.

Desde que Baku retornou ao calendário da F1 em 2021, o titular da Ferrari tem sido imbatível na classificação, ficando com a pole-position nas quatro etapas consecutivas no país.

Entretanto, mesmo começando da posição de honra do grid, o competidor ainda não conseguiu conquistar a vitória no Azerbaijão. Em 2024, inclusive, empatou com Clark em conseguiu quatro poles em um único GP sem nunca ter ganho.

Charles Leclerc (MON) Ferrari retired from the race.
Foto: XPB Images

O bicampeão britânico alcançou o feito no GP de Mônaco, onde largou da frente entre 1962 e 1964 e em 1966. Em 1965, não participou da corrida para disputar a Indy 500, a qual venceu.

Para Leclerc, a passagem por Baku conta com uma quarta posição, um abandono em 2022, e dois pódios: um terceiro e um segundo. Em 2023, ainda conseguiu a pole da Sprint, mas terminou atrás de Sergio Pérez.

Então, caso consiga a pole, mas não vença neste final de semana, Charles se torna o piloto com mais pole-position sem triunfo em um mesmo GP. Confira a tabela abaixo:

1 – Jim Clark – Mõnaco – 4 poles – 4º melhor resultado
1 – Charles Leclerc – Azerbaijão – 4 – 2º
3 – Rene Arnoux – Áustria – 3 – 2º
3 – Nelson Piquet – Áustria – 3 – 2º
3 – Nelson Piquet – Silverstone – 3 – 2º
3 – Graham Hill – Bélgica – 3 – 2º
3 – Rubens Barrichello – Brail – 3 – 3º



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.