F1: Leclerc e Hamilton compartilham frustração com a Ferrari no Catar

Este final de semana do GP do Catar de Fórmula 1, está sendo um dos mais desafiadores da temporada para os pilotos da Ferrari, Charles Leclerc e Lewis Hamilton, que compartilharam frustrações semelhantes sobre o desempenho de seus carros durante a corrida Sprint. Os dois pilotos concordaram com a avaliação de que os carros da Scuderia sofreram um retrocesso significativo, especialmente no que diz respeito à dirigibilidade.

Leclerc, que largou em 9º lugar, teve um início de corrida difícil. Após uma primeira volta conturbada, caiu para a 13ª posição e enfrentou dificuldades com o manuseio de seu SF-25: “O sentimento mudou completamente em relação a ontem e não sei de onde veio isso”, disse Leclerc, visivelmente perplexo com as mudanças inesperadas no comportamento do carro. O monegasco ainda acrescentou que a experiência foi frustrante: “Definitivamente, foi muito difícil, para não dizer pior do que isso. Na primeira volta, eu estava lutando para manter o carro na pista e perdi quatro, cinco posições, depois ainda cometi muitos erros”, afirmou.

A situação de Hamilton foi igualmente complicada. O sete vezes campeão de F1, teve que largar do pit lane após não avançar de fase no SQ1, e a equipe fazer alterações no carro. No entanto, ele não conseguiu melhorar seu desempenho durante a Sprint, ficando preso em um trem de DRS e sem conseguir avançar. Ao final da corrida, Hamilton relatou pelo rádio da equipe: “Não sei como conseguimos piorar o carro”, disse ele.

Lewis Hamilton (GBR) Ferrari SF-25.
Foto: XPB Images

Embora Hamilton tenha alterado o setup de seu carro, começando a corrida do pit lane, Leclerc não fez ajustes significativos, mantendo o mesmo setup da classificação Sprint. Para o ex-estrategista de F1, Bernie Collins, isso aumenta a preocupação da Ferrari, pois a mudança no comportamento do carro de Leclerc é ainda mais difícil de explicar: “Leclerc não fez alterações significativas no carro e deveria ter um setup semelhante ao de ontem. Então, o fato de o carro ter ficado mais difícil de pilotar é mais preocupante para a Ferrari”, afirmou Collins.

Essa situação reflete a pressão crescente sobre a equipe italiana, que ainda busca encontrar soluções para os problemas de performance e consistência durante a temporada. As queixas de Leclerc e Hamilton indicam que a Ferrari enfrenta um cenário desafiador em sua busca por competitividade.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.