Charles Leclerc afirmou que a atual temporada da Ferrari não está à altura da história e do prestígio da equipe. Apesar da melhora ao longo do ano, o monegasco considera que o segundo lugar no campeonato de construtores, não é bom o bastante para um time com o peso da Ferrari.
“Não é bom o suficiente, não”, afirmou Leclerc antes do GP de São Paulo. “Quando você corre por uma equipe como a Ferrari, a única coisa que é boa o bastante é vencer.”
O piloto lembrou, no entanto, que a disputa é acirrada na atual Fórmula 1: “Estamos enfrentando uma concorrência muito, muito forte, com equipes que também têm muita história e são especiais à sua maneira. Então, não é fácil. Mas sendo a Ferrari, quando você trabalha para uma marca tão incrível, precisa ter como meta a vitória.”
A equipe italiana vive o maior jejum de títulos de sua história. São dezessete anos sem vencer o campeonato de construtores, e dezoito sem um campeão de pilotos, desde Kimi Raikkonen em 2007. Na atual temporada, o time comandado por Fred Vasseur ainda não conquistou nenhuma vitória em GPs, e tenta manter o segundo lugar no campeonato diante de Mercedes e Red Bull Racing, enquanto a McLaren já garantiu novamente o título entre as equipes.

Mesmo reconhecendo as falhas, Leclerc destacou a evolução do time desde o início do ano: “Considerando onde começamos a temporada e onde estamos agora, é um bom ano. Tivemos uma evolução muito grande, especialmente porque foi difícil no começo entender exatamente o que precisávamos ajustar com o novo carro”, acrescentou.
Leclerc, que já subiu ao pódio sete vezes este ano, incluindo as últimas duas corridas, nos Estados Unidos e no México, reforçou que o objetivo imediato é consolidar o vice-campeonato: “Agora precisamos focar em garantir o segundo lugar entre os construtores, e para o próximo ano, o objetivo será maior, com certeza”, encerrou o monegasco.
O F1MANIA.NET acompanha o GP de São Paulo de Fórmula 1 in loco, com os jornalistas Gabriel Gavinelli e Nathalia De Vivo.
