Charles Leclerc é quem larga da pole-position no GP de Mônaco deste domingo (26). Entretanto, mesmo saindo da posição de honra do grid, o piloto da casa vai correr contra o mau histórico que sustenta nas ruas do Principado.
Essa não é a primeira vez que o monegasco alinha da primeira colocação de largada. Na verdade, o titular da Ferrari já saiu outras duas vezes da ponta do pelotão: nas temporadas de 2021 e 2022.
Entretanto, as passagens do competidor em sua terra natal não são nada positivas. Estando no grid da F1, já correu cinco vezes no circuito urbano e de todas as participações, teve uma quarta colocação em 2022 como seu melhor resultado.
Em 2018, Charles cruzou a linha de chegada apenas em 18º, enquanto no ano seguinte sequer cruzou a linha de chegada, abandonando na volta 16 por um acidente. Em 2020 não houve por conta da pandemia e em 2021, sequer conseguiu largar após sofrer uma colisão ainda na classificação.
No ano de 2022, então, teve seu melhor resultado, mas havia conseguido largar da pole-position, e no campeonato passado, recebeu a bandeira quadriculada em sexto após começar a prova em terceiro.
O GP de Mônaco da F1 acontece neste domingo com largada prevista para 10h no horário de Brasília. Oscar Piastri é quem divide a primeira fila de saída com Leclerc.
O F1MANIA.NET acompanha ‘in loco’ todas as atividades do GP de Mônaco com o jornalista Rodrigo França.