F1: Leclerc bate tempo de Norris para liderar manhã do dia 2 no Bahrein

Charles Leclerc foi o nome da manhã do dia 2 da pré-temporada da Fórmula 1 no Bahrein. Nesta quinta-feira (12), o piloto da Ferrari anotou o tempo de 1min34s273, superou o melhor tempo do dia 1 e ficou na primeira posição da tabela.

Quem fechou a primeira metade da sessão na segunda colocação foi Lando Norris, com Pierre Gasly, Oliver Bearman e Alexander Albon completando as cinco primeiras posições.

Para a manhã deste segundo dia de atividades da pré-temporada, o tempo ainda estava relativamente fresco em comparação com as temperaturas da tarde. O termômetro marcava 24ºC, enquanto o asfalto batia 29ºC e a umidade estava na casa de 52%.

Bandeira verde e os competidores estavam liberados a irem para a pista. O primeiro a deixar o pitlane foi Lando Norris, que liderou o dia na quarta-feira, com Charles Leclerc e Ollie Bearman seguindo o atual campeão da Fórmula 1.

Ainda nos minutos iniciais, menos de 15 completados no relógio, uma bandeira vermelha se fez necessária. O motivo foi Sergio Pérez, que teve problemas com sua Cadillac, mas por ter parado próximo de uma área de abertura na barreira, rapidamente os fiscais recolheram seu carro e reiniciaram a sessão.

Com 30 minutos já completados em Sakhir, seis pilotos dos 11 pilotos haviam deixado o pitlane para uma volta de apresentação, mas rapidamente retornaram para suas garagens sem tempo marcado. Neste ponto, nenhum carro estava acelerando na pista.

Com uma hora quase completa no cronometro, Pierre Gasly vinha com o mais rápido com o tempo de 1min38s027 e com 15 voltas completadas. Em termos de comparação, o tempo mais rápido de Norris no dia 1 de atividades foi de 1min34s669.

F1: Leclerc bate tempo de Norris para liderar manhã do dia 2 no Bahrein
Foto: Divulgação / Alpine

Neste ponto, quase todos os pilotos já haviam ido para a pista, com exceção de Isack Hadjar. O francês da Red Bull estava enfrentando problemas, já que o time austríaco revelou que encontrou uma questão no carro e não era esperado que participasse ao menos das duas primeiras horas de atividades no Bahrein.

Com a primeira hora já sido deixada para trás, Norris era o líder da tabela de tempos. O titular da McLaren saltou para a ponta e sustentava 1min35s795, uma vantagem de quase 2s para Gasly, o segundo, e Bearman, o terceiro. Alexander Albon e Charles Leclerc completavam as cinco primeiras colocações.

A liderança mais uma vez mudou de mãos, agora com o monegasco da Ferrari. Leclerc anotou 1min34s442 e não apenas superou Norris em 1s3 nesta manhã como ainda já bateu a melhor marca anotada no dia 1 em pouco mais de 0s2, já sendo a melhor volta da pré-temporada até o momento – apenas nesta primeira sessão ainda restavam 2h30.

Duras horas foram completadas na sessão da manhã da F1 no Bahrein e Leclerc seguia como o mais rápido, com Norris, Gasly, Albon e Bearman completando as cinco primeiras posições. Desses, o francês da Alpine foi quem mais rodou até o momento com 38 voltas completadas, enquanto Kimi Antonelli andou apenas três giros e Hadjar ainda sem sinal de deixar os boxes.

Outro nome com problemas nessa manhã em Sakhir é a Mercedes. O jovem italiano, que vai andar apenas na parte da manhã, completou apenas três voltas porque a equipe encontrou problemas de motor no W17, o que impossibilita o competidor de deixar os boxes.

A medida que o treino andava, o monegasco da Ferrari conseguiu baixar ainda mais seu tempo na ponta da tabela, agora sustentando 1min34s273, aumentando sua vantagem para 0s4 em cima de Norris, o segundo. Neste ponto, Antonelli chegou a completar voltas, mas sem nenhum tempo anotado, enquanto Hülkenberg finalmente fez tempo com 1min37s392 e se colocou em quinto.

Sergio Perez (MEX) Cadillac Formula 1 Team Car. 11.02.2026. Formula 1 Testing, Bahrain Test One, Sakhir, Bahrain, Day One.
Foto: Divulgação / Cadillac

Com menos de uma hora para encerrar as atividades na parte da manhã para a hora de pausa, Gasly completou 52 giros e, com isso, era o competidor com mais voltas feitas até o momento.

Os testes são importantes para colher o máximo de dados para o início da temporada 2026 da Formula 1, especialmente em um momento de transição de regulamento. Portanto, inúmeras equipes estão usando os rakes, aquelas grades de metal anexados ao lado dos carros, além das pinturas flow-vis para checar a aerodinâmica.

Uma equipe que chama a atenção é a Williams. Após ter perdido o shakedown em Barcelona, Alexander Albon vinha na quinta posição com menos de meia hora para a bandeira quadriculada e com mais de 58 voltas feitas, mostrando um bom retorno para a equipe britânica após um início difícil de ano.

Nos instantes finais, mesmo, dois acontecimentos: Norris para no final do pitlane e alguns membros da McLaren precisam ir buscar o carro e Hadjar finalmente consegue sair para a pista – com um minuto para zerar o cronômetro.

Encerrada a manhã no Bahrein, Leclerc completou como o mais rápido com uma margem de pouco maia de 0s5 em cima dos adversários. Norris, Gasly, Bearman e Albon ficaram no top-5.

F1 2026, pré-temporada, Bahrein, dia 2, manhã:

Charles Leclerc – 1:34.273
Lando Norris – 1:35.784
Pierre Gasly – 1:36.723
Ollie Bearman – 1:37.025
Alexander Albon – 1:37.229
Nico Hülkenberg – 1:37.266
Liam Lawson – 1:38.017
Sergio Pérez – 1:38.653
Fernando Alonso – 1:38.960
Kimi Antonelli – sem tempo
Isack Hadjar – sem tempo



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.