F1: Lawson se diz surpreso por ser considerado culpado por incidente no México

Liam Lawson afirmou estar ‘extremamente surpreso’ com a decisão da OMDAI Sport México, entidade filiada à FIA, que o responsabilizou por quase atropelar dois fiscais de pista durante o GP do México de Fórmula 1. O piloto da Racing Bulls destacou que o caso foi amplamente analisado pela FIA, que o isentou de culpa após revisar imagens e dados do incidente.

O episódio ocorreu na curva 1, quando Lawson retornava à pista após uma parada nos boxes. Dois fiscais atravessaram a pista no momento em que o neozelandês se aproximava em alta velocidade, obrigando o piloto a desviar bruscamente.

“Sim, fiquei muito surpreso”, disse Lawson em entrevista antes do GP de São Paulo. “Acho que a declaração da FIA foi muito clara e precisa. Tudo foi verificado, o que levou a eles estarem ali, e tudo o que fiz dentro do carro para desacelerar e evitar o contato, tomando uma linha completamente diferente da que usei durante o fim de semana.”

A OMDAI Sport México alegou que Lawson não reduziu a velocidade o suficiente e não alterou sua trajetória para evitar o risco, mas a FIA concluiu que o piloto ‘reagiu corretamente’ às bandeiras amarelas e não teve qualquer responsabilidade. “Ainda estou muito surpreso”, continuou Lawson. “Conversei com o pessoal da FIA e agradeço muito por isso. O problema foi a organização mexicana tentando me acusar de algo”, disse ele.

Marshals remove debris from the circuit as Liam Lawson (NZL) Racing Bulls VCARB 02 approaches.
Foto: XPB Images

O piloto reconheceu, porém, que incidentes como esse podem acontecer em um esporte tão complexo e rápido quanto a Fórmula 1: “Estamos em um esporte com uma enorme quantidade de variáveis. Por mais que digam que isso não pode acontecer de novo, sempre existe a possibilidade de algo assim acontecer”, acrescentou.

Lawson continuou, dizendo que o mais importante agora é garantir que situações semelhantes não se repitam: “O essencial é que as medidas sejam tomadas para evitar esse tipo de situação. Pelo que entendi, houve um erro de comunicação. Eles foram liberados na pista e depois chamados de volta, mas não receberam a mensagem. Naquele momento, eu só pensava em como evitar que os dois se assustassem e mudassem de direção”, finalizou o piloto da Racing Bulls.

Apesar do susto, o incidente não alterou significativamente o resultado da corrida para Lawson, que destacou estar mais aliviado por ninguém ter se ferido.

O F1MANIA.NET acompanha o GP de São Paulo de Fórmula 1 in loco, com os jornalistas Gabriel Gavinelli e Nathalia De Vivo.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.