F1: Komatsu diz que Haas só ficará satisfeita quando vencer corridas

A Haas estabeleceu um objetivo claro para seu futuro na Fórmula 1, pois só haverá satisfação plena quando a equipe estiver em posição de vencer corridas. A avaliação foi feita pelo chefe do time, Ayao Komatsu, ao comentar o estágio atual da equipe norte-americana, que terminou a última temporada em oitavo lugar no campeonato de construtores.

Em seu 11º ano na Fórmula 1, a Haas deixará de ser a equipe mais jovem do grid com a entrada da Cadillac na categoria em 2026. Apesar de já ter alcançado alguns momentos de destaque, como a inesperada pole position de Kevin Magnussen em 2021, o time ainda não subiu ao pódio na categoria.

Komatsu reconheceu avanços recentes, especialmente na capacidade de desenvolvimento ao longo da temporada passada: “Não acho que ficaremos felizes até termos um carro que vença corridas. Mas fico satisfeito no sentido de que, em 2024, conseguimos desenvolver o carro durante a temporada. Terminamos o ano com o quinto carro mais rápido”, disse ele.

O dirigente também relembrou as dificuldades enfrentadas no início da temporada seguinte: “Em 2025, em Melbourne, tivemos um grande desastre. Estávamos em último com uma margem enorme, seis décimos atrás do 19º colocado”, afirmou. Segundo ele, a reação ao longo do ano foi um sinal positivo: “Sair disso e conseguir brigar na frente do pelotão intermediário mostrou novamente que somos capazes de desenvolver o carro”.

F1 2024, Fórmula 1, Bahrein, Sakhir
Foto: XPB Images

Mesmo admitindo que a equipe ainda está longe de lutar por vitórias, Komatsu destacou o orgulho pelo ambiente interno e pelo esforço coletivo, especialmente considerando a estrutura reduzida da Haas: “Nesse sentido, fico extremamente feliz com a forma como as pessoas estão trabalhando juntas, se apoiando e colocando esse desempenho no carro”, acrescentou.

Ele reforçou que a Haas segue como a menor equipe do grid: “Somos, de longe, a menor equipe. Nem metade das outras, mais como um terço”, disse ele. Para o chefe da Haas, o foco agora é criar as condições certas para extrair ainda mais do grupo: “Meu trabalho agora é criar um ambiente melhor para essas pessoas, para que possam fazer um trabalho ainda melhor, algo que tenho certeza de que conseguem”, completou.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.