F1: Komatsu aponta erros de Bearman ao longo da temporada

O chefe da Haas, Ayao Komatsu, respondeu de forma direta às afirmações de que Oliver Bearman não enfrentou momentos realmente difíceis em sua temporada de estreia na Fórmula 1. Apesar do notável quarto lugar conquistado no GP do México, o engenheiro japonês deixou claro que o jovem britânico também cometeu erros ao longo do ano.

Questionado pela imprensa sobre a suposta ausência de ‘momentos baixos’ na temporada de Bearman, Komatsu foi enfático: “Não entendo o que querem dizer com isso. Ultrapassar sob bandeira vermelha é um momento baixo”, disse ele em referência ao incidente de Bearman com Carlos Sainz em Mônaco. “E bater no pit lane sob bandeira vermelha é baixo. Como você pode ir mais baixo que isso? Então, sim, há altos e baixos”.

Bearman, de 20 anos, marcou 32 dos 62 pontos conquistados pela Haas até o momento este ano, superando o experiente companheiro de equipe, Esteban Ocon no campeonato. Porém, ele já acumulou seis pontos de penalidade em sua superlicença da FIA, embora dois deles tenham sido retirados antes do GP de São Paulo, reduzindo o risco de suspensão.

F1 2024, Fórmula 1, Bahrein, Sakhir
Foto: XPB Images

Komatsu reconheceu o talento do novato, mas reforçou que a velocidade, sozinha, não basta: “Ele tem velocidade, isso não está em questão. Mas para aproveitar esse potencial, é preciso entregar resultados de forma consistente, nas sessões de classificação e nas corridas, e para isso, você não pode bater sob bandeira vermelha ou ultrapassar alguém em condições proibidas. Esses erros comprometem toda a preparação, sua posição no grid e o desempenho no meio do pelotão”, acrescentou.

O japonês ainda citou o exemplo do desempenho de Bearman no México, para destacar a importância de um fim de semana sem falhas: “Você viu no México o quanto é importante estar à frente. (Oscar) Piastri tinha um carro muito mais rápido, mas largou atrás e ficou preso. Ollie (Bearman) passou a maior parte do tempo com pista livre, e isso fez toda a diferença. Mas para estar nessa posição, é preciso acertar tudo desde os treinos livres. Quando você comete erros no TL1, TL2, TL3 ou na sessão de classificação, isso é um momento baixo”, finalizou o chefe da Haas.

O F1MANIA.NET acompanha o GP de São Paulo de Fórmula 1 in loco, com os jornalistas Gabriel Gavinelli e Nathalia De Vivo.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.