Jack Doohan pode estar de mudança de equipe de Fórmula 1 para a temporada 2026. Segundo informações, o piloto australiano estaria em conversas com a Haas para se tornar reserva.
O competidor começou 2025 como titular da Alpine, mas não demorou muito para ser trocado por Franco Colapinto – no GP em Miami. E para o próximo ano, suas chances de voltar para o grid parecem cada vez menores.
Para 2026, a equipe chefiada por Flavio Briatore já renovou com Pierre Gasly, mas o companheiro do francês ainda não foi decidido. Além de Doohan e Colapinto, Paul Aron também está na briga.
Então, segundo o jornalista de F1 Chris Medland, Mick Doohan, pai de Jack, foi visto em conversas com Ayao Komatsu, chefe da Haas. No momento, o time estadunidense não tem um piloto reserva estabelecido.

Ryo Hirakawa aparece como o terceiro piloto, com sua experiência vindo do Mundial de Endurance. Então, falando no podcast Pit Pass F1, Medland discutiu toda a situação.
“Para um piloto que chegou à F1 este ano e não está mais correndo, Jack Doohan tem sido associado a uma possível transferência para a Haas. Agora, as informações que recebi hoje no paddock eram, na verdade, de uma possível ligação com a Toyota, então talvez uma parceria com a Super Fórmula e um pouco de treino no Japão para deixá-lo apto a correr novamente, e apenas para Doohan correr”, isse.
“Ele quer correr, não pilota um carro de F1 desde Miami, e quer voltar às pistas. Mas isso também seria combinado com uma posição de reserva na Haas e alguns treinos de TPC, o que o manteria informado caso houvesse necessidade de algum piloto reserva, e fortaleceria o grupo de pilotos disponíveis lá”, continuou.
“Mick Doohan esteve conversando com Ayao Komatsu por um longo período esta tarde. Eu observei isso, e ele esteve lá algumas vezes neste fim de semana. Acho que a equipe de Doohan está pesquisando opções, tentando encontrar opções, porque não parece que a porta vai reabrir na Alpine, e Jack Doohan esperava que houvesse uma oportunidade para ele no final desta temporada, caso as coisas não corressem bem para Franco Colapinto”, seguiu.
“Mas parece que a Alpine vai ficar com Colapinto até o final do ano, e veremos o que acontece com a vaga de titular lá. Mas, claramente, Doohan não acha que essa vaga de titular vai voltar para ele, então ele está analisando outras opções”, concluiu.
