F1: Importância dos testes de pré-temporada no Bahrein

A preparação para a temporada 2026 da Fórmula 1 ganha ritmo com o início dos testes de pré-temporada no Bahrein esta semana. As onze equipes terão seis dias de sessões, divididos em dois testes de três dias cada, com o objetivo de otimizar seus novos carros para a temporada que se aproxima.

O primeiro teste começa nesta quarta-feira, 11 de fevereiro, e vai até sexta-feira, 13 de fevereiro. A segunda sessão será realizada uma semana depois, entre 18 e 20 de fevereiro, também no Circuito Internacional do Bahrein. As sessões ocorrerão das 4h às 13h (horário de Brasília), com uma pausa para o almoço de uma hora.

Durante esses testes, cada equipe usará apenas um carro, e os pilotos dividirão o tempo de pista. Com isso, cada piloto terá cerca de doze horas de pista por teste. Vale destacar que, enquanto a Williams não participou da sessão de shakedown coletivo em Barcelona no final de janeiro, as demais equipes aproveitaram a oportunidade para realizar os primeiros testes com seus novos carros.

F1 2025, Fórmula 1, GP do México, Hermanos Rodríguez
Foto: XPB Images

Os testes no Bahrein não se limitarão a verificações de software e hardware, como ocorreu em Barcelona, mas serão mais intensivos. As equipes simularão programas que imitam os finais de semana de GP, buscando analisar o desempenho de seus carros dentro dos novos regulamentos da Fórmula 1, que incluem modos de ultrapassagem, modos de aumento de potência e aerodinâmica ativa.

Embora a cobertura pela TV ao vivo seja limitada durante a primeira semana de testes, com apenas a última hora de cada dia sendo transmitida (pelo SporTV no Brasil), a segunda semana deve ter uma transmissão maior.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.