Apesar da ampla experiência acumulada desde sua estreia em 2010, Nico Hülkenberg reconheceu que o novato Gabriel Bortoleto contribuiu diretamente para sua evolução ao longo da temporada 2025 da Fórmula 1. O alemão afirmou ter aprendido com o brasileiro em “muitos momentos” durante o primeiro ano de parceria com a Sauber, que agora será Audi.
É comum que os jovens pilotos absorvam muito do conhecimento de seus companheiros mais antigos durante o primeiro ano na F1, mas, desta vez, segundo o próprio alemão, o fluxo de aprendizado não ocorreu apenas em uma direção. Quando perguntado por jornalistas se havia tirado algo da convivência com Bortoleto, ele respondeu sem hesitar: “Absolutamente.”

Hülkenberg ressaltou que a condição de estreante não minimiza o talento do piloto brasileiro: “Ser um novato não significa que você não possa performar ou que não saiba dirigir. Quero dizer, todos fomos novatos em algum momento. Você tem que começar em algum ponto na F1. E, com certeza, Gabi tem sido muito impressionante no lado da pilotagem — contribuições de pilotagem, técnicas de pilotagem também — é algo em que ele é realmente forte”, afirmou.
Segundo Hülkenberg, essa troca foi constante ao longo da temporada. “Então, para ser honesto, houve muitos momentos este ano em que eu aprendi com ele. Nós nos inspiramos mutuamente, olhando os dados um do outro.”
Na disputa interna, o alemão superou o brasileiro ao acumular 51 pontos. Gabriel conquistou 19. Mesmo assim, a dupla fez um ano positivo para a Sauber, que deixa o grid rumo a uma nova era como Audi a partir de 2026.
