F1: Horner fala sobre vínculo de sucesso entre Verstappen e seu engenheiro

Recentemente, o engenheiro de Max Verstappen, Gianpiero Lambiase, tem ganhado destaque com as conversas no rádio com o holandês. Mas afinal de contas, quem é Lambiase? E como ele criou seu vínculo com Verstappen? 

Bem, em conversa com o Autosport, Christian Horner falou mais sobre o engenheiro. Lambiase ingressou na Red Bull em 2015, tendo passagens pela Force India, onde foi engenheiro de corrida de Sergio Pérez, entre outros.

Gianpiero foi originalmente contratado para substituir Guillaume Rocquelin como engenheiro de Sebastian Vettel. “Ele passou por um processo cansativo que incluiu ser entrevistado por Sebastian”, brincou Horner.

“Pouco depois, Sebastian foi para a Ferrari! Então, ele trabalhou com Daniil Kvyat. Ele fez um ótimo trabalho com Kvyat e, obviamente, quando Max assumiu, os dois construíram um vínculo muito rapidamente e foi um enorme sucesso”, relatou o chefe da Red Bull. 

Horner também revelou que a equipe pediu para que Lambiase fosse rígido com Verstappen quando necessário. “Ele é a interface com o piloto”, comentou. O relacionamento dos dois tem sido de muito sucesso e também de momentos descontraídos no rádio, a exemplo do que ocorreu no GP da Espanha deste ano. 

Max recebeu três avisos por não se manter nos limites de pista, uma quarta advertência resultaria em punição de 5s. Mesmo que Verstappen estivesse com folga na liderança da corrida, Lambiase não queria que o piloto corresse um risco desnecessário ao querer conquistar o ponto extra da volta mais rápida. 

Verstappen mesmo assim foi em busca da melhor volta e conseguiu. No rádio, o engenheiro informou: “Ok, agora pode terminar a corrida dentro das linhas brancas. Obrigado”, ao passo que Verstappen respondeu: “Sim, sim”.

“O relacionamento que eles têm é mais parecido com o de um casal de idosos discutindo sobre qual canal de televisão deveriam estar assistindo. Mas Max estava totalmente no controle, estava ciente do risco e ainda foi capaz de fazer a volta mais rápida de forma bastante confortável com os pneus que tinha no carro”, disse Horner sobre o episódio em Barcelona.