Christian Horner, chefe da Red Bull na F1, acredita que o design da asa dianteira da McLaren foi crucial para o desempenho impressionante da equipe britânica na temporada 2024. A McLaren se destacou no último fim de semana em Zandvoort, onde Lando Norris converteu sua pole position em uma vitória dominante, superando Max Verstappen por 22 segundos.
Com essa vitória, a McLaren diminuiu a diferença para a Red Bull no campeonato de construtores para apenas 30 pontos. Norris, que tem sido uma peça chave no sucesso da equipe, chegou a afirmar que o MCL38 atualizado deve ser considerado o melhor da temporada.
Verstappen, que não vence há cinco corridas, tem enfrentado dificuldades com o equilíbrio do RB20, tornando o carro “mais difícil de dirigir”. Mesmo assim, Horner está confiante de que a Red Bull pode recuperar seu nível de desempenho.
“Bem, isso só mostra que as coisas podem se mover muito rapidamente, estávamos vencendo corridas por 20, 25 segundos, e Stefano (Domenicali, CEO da F1) estava nos pedindo para desacelerar nas primeiras cinco corridas. E então pode mudar muito rapidamente, e isso significa que pode mudar de volta para o outro lado também,” disse Horner.
Horner reconheceu que a McLaren conseguiu ajustar seu carro para ter o máximo de desempenho em Zandvoort, enquanto a Red Bull ainda busca a configuração ideal para seu RB20: “Sabemos que temos um problema, você pode ouvir que Max certamente hoje, ele não sentiu que o carro estava respondendo ao que ele queria”, acrescentou.
Horner nega que a Red Bull tenha cometido erros no desenvolvimento do RB20, mas reconhece que os rivais fizeram avanços maiores. Ele destacou que a asa dianteira como uma área crucial onde a McLaren e a Mercedes conseguiram ter vantagens: “Acho que (a) asa dianteira é uma área chave onde outros encontraram algum desempenho”, concluiu.