F1: Honda destaca testes como chave para confiabilidade do AMR26

A Honda está analisando o desempenho do novo Aston Martin AMR26 nos testes de pré-temporada da Fórmula 1, com o foco voltado para como o motor V6 híbrido se comporta em conjunto com o carro desenvolvido para 2026. A marca japonesa retorna à F1 com uma parceria exclusiva de unidades de potência com a equipe britânica, que neste ano, será liderada pelo novo diretor técnico Adrian Newey.

Em entrevista coletiva, Shintaro Orihara, gerente geral de pista e engenheiro-chefe da Honda, comentou sobre as expectativas da fabricante para a temporada. Orihara destacou que a Honda está particularmente atenta ao desempenho do motor durante os testes de pré-temporada, pois a confiabilidade da unidade de potência será crucial para o sucesso do projeto.

“Tem sido uma longa jornada, para ser sincero”, afirmou Orihara, refletindo sobre o trabalho árduo realizado nos últimos anos. “O desenvolvimento, o planejamento e a construção do motor envolveram as equipes da Sakura, HRC UK e Aston Martin Aramco, e a fase inicial foi positiva. O Shakedown em Barcelona foi um passo importante na direção certa”, disse ele.

Fernando Alonso (Aston Martin) - Testes Barcelona F1 2026
Foto: Divulgação / Aston Martin

O próximo objetivo da Honda é acumular quilometragem durante os testes no Circuito Internacional do Bahrein, que estão programados para começar na próxima semana. A marca japonesa quer confirmar a confiabilidade do motor híbrido e verificar todas as funções do sistema: “Estamos ansiosos para ver como o conjunto, carro e motor, se comporta como uma unidade”, completou Orihara.

A expectativa é alta, especialmente considerando o radical redesenho do regulamento técnico da Fórmula 1 para 2026, que traz novos desafios e oportunidades para todas as equipes.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.