O presidente da Honda Racing Corporation, Koji Watanabe, falou sobre a satisfação de voltar a trabalhar com Adrian Newey, um dos nomes mais respeitados do design na Fórmula 1, após um período vitorioso na Red Bull. O projetista, que assinou com a Aston Martin, foi muito elogiado pelo executivo japonês.
“Nós rimos muito na primeira reunião depois que ele se juntou à Aston Martin – foi muito um caso de: ‘Bem, aqui estamos nós de novo!’”, contou Watanabe em entrevista ao site da equipe. “É muito emocionante tê-lo aqui e, é claro, há um enorme respeito por ele e suas capacidades.”
Watanabe explicou que a Honda segue seus próprios processos e cronogramas no desenvolvimento da unidade de potência, enquanto Newey trabalha desde o início no chassi. “Estamos trabalhando em estreita colaboração e nos comunicando muito no ponto onde essas duas coisas se encontram.”

Segundo o presidente da HRC, Newey é um dos seus principais contatos. “É frequentemente uma troca intensa de opiniões, sugestões e feedback – mas sempre com o foco na vitória”, afirmou, destacando que as discussões vão desde detalhes técnicos e análise de concorrentes até gestão de pessoas e uso estratégico do teto de custos.
A Honda retornará oficialmente à F1 em 2026 como fornecedora completa de unidades de potência, em parceria com a Aston Martin, que terá Fernando Alonso e Lance Stroll como pilotos. A nova unidade de potência será apresentada em 20 de janeiro, em Tóquio, com a presença de líderes da Honda, da F1 e da equipe britânica.
