Oscar Piastri recebeu um conselho valioso de Damon Hill, ex-piloto e campeão em 1996 na Fórmula 1: adotar uma postura mais egoísta e focada em seus próprios interesses em 2026, em vez de seguir os princípios de igualdade de tratamento que predominam na McLaren. O australiano teve uma temporada 2025 marcada por erros de estratégia e decisões que, segundo Hill, acabaram prejudicando suas chances de conquistar o título.
Piastri chegou a ter uma vantagem de 34 pontos sobre seu companheiro de equipe, Lando Norris, até agosto, mas acabou sendo ultrapassado por ele e por Max Verstappen ao final da temporada. A equipe de Woking, conhecida por seu foco no tratamento igualitário dos pilotos, fez com que Piastri cedesse a posição para Norris durante o GP de Monza após um pit stop ruim de seu companheiro de equipe, o que ajudou a prejudicar suas chances no campeonato.
Além disso, no GP do Catar, uma falha estratégica da McLaren durante o período de Safety Car impediu que Piastri aproveitasse a oportunidade para vencer e, consequentemente, conquistar o título no final da temporada. Hill, que venceu o campeonato de 1996 com uma abordagem de igualdade de tratamento na Williams, sugeriu que Piastri deve repensar sua atitude em relação às ‘regras papaya’ da McLaren e priorizar seus próprios interesses.

“Se eu fosse Oscar, voltaria dizendo: ‘Ouçam, eu amo a equipe, mas preciso pensar em mim mesmo. Não posso mais devolver pontos para meu companheiro de equipe, isso pode me custar o título’,” afirmou Hill, destacando que em 2026, Piastri não pode se permitir repetir os erros do ano passado se quiser disputar o título na Fórmula 1.
