Johnny Herbert acredita que Max Verstappen deu um salto importante de maturidade ao longo da temporada 2025 da Fórmula 1. O ex-piloto de F1 e ex-comissário da FIA, classificou essa evolução como ‘maravilhosa’ e apontou o GP de Abu Dhabi, decisivo para o título no ano passado, como o principal exemplo dessa mudança de postura.
Segundo Herbert, houve grande expectativa antes da corrida final sobre a possibilidade de Verstappen usar táticas para segurar os adversários diretos, Lando Norris e Oscar Piastri, ambos da McLaren, na tentativa de interferir na disputa pelo campeonato. No entanto, isso não aconteceu. Verstappen seguiu seu próprio ritmo e conquistou uma vitória dominante, a oitava da temporada, embora o resultado não tenha sido suficiente para lhe garantir o título, que ficou com Norris.
“Max amadureceu no último ano? Eu diria, absolutamente que sim”, afirmou Herbert. “Fiquei muito satisfeito. Houve toda aquela conversa sobre a última corrida em Abu Dhabi, sobre segurar todo mundo e tentar ganhar o campeonato dessa forma, e ele não chegou nem perto disso. Ele simplesmente foi lá e passou por cima de todo mundo. Foi maravilhoso de ver.”
Herbert reconhece que Verstappen ainda apresenta momentos de agressividade, citando o incidente com George Russell no GP da Espanha em 2025. Na ocasião, o holandês recebeu uma punição de dez segundos após um toque com o piloto da Mercedes, episódio no qual o próprio Verstappen admitiu ter cometido um erro. Ainda assim, o ex-piloto avalia que esses episódios não anulam a evolução geral.
“Parece até algo ligado à família, no caso do Max”, comentou Herbert. “Para mim, ele parece um Max muito mais tranquilo do que antes. Mas aí você vai para a Espanha e vê aquela batida de rodas com o George. Então, ainda existem elementos desse lado mais explosivo, mas no geral, ele amadureceu enormemente”, afirmou.

Herbert também sugeriu que a paternidade pode ter influenciado essa transformação. Verstappen e sua parceira de longa data, Kelly Piquet, se tornaram pais em maio de 2025, com o nascimento da filha Lily.
A temporada de 2025 foi amplamente elogiada no paddock. Verstappen terminou apenas dois pontos atrás do campeão Norris, mesmo tendo ficado 104 pontos distante da liderança em determinado momento da temporada. Ele foi eleito o melhor piloto do ano pelos chefes de equipe e pelos próprios colegas.
Mesmo não tendo conquistado o título, Verstappen manteve seu status de piloto temido e mostrou alto nível de desempenho. Uma de suas declarações mais comentadas no fim do ano, foi a de que só permaneceu na briga pelo campeonato devido aos erros dos adversários, algo com o qual o também ex-piloto de F1, Damon Hill concordou: “Quando Max disse que teria vencido o campeonato de 2025 muito antes se estivesse na McLaren, eu meio que concordo”, afirmou o campeão de 1996.
Verstappen agora volta suas atenções para 2026, quando tentará recuperar o título em um novo ciclo de regulamentos a Fórmula 1 e da própria Red Bull Racing, que iniciará uma nova era com a parceria com a Ford na fabricação de motores, através da Red Bull Powertrains-Ford.
