Johnny Herbert tentou fazer previsões sobre a McLaren na temporada 2026 da Fórmula 1. O ex-piloto comentou como acredita que a equipe dará tratamento igual a Lando Norris e Oscar Piastri.
Neste ano, o time papaya lidou com uma briga pelo Mundial de Pilotos com seus dois titulares. Ao final do campeonato, ambos terminaram empatados em número de vitórias, sete cada um, mas foi o britânico quem acabou como o grande campeão.
Acontece que em diversos momentos, o time britânico aplicou as ‘regras papaya’, tentando manter o pé de igualdade entre Norris e Piastri, mas trazendo uma série de debates se era a melhor abordagem.
Mas para Herbert, a igualdade da McLaren para seus dois pilotos não deve mudar para a temporada 2026 da F1.

“Acho que haverá justiça na McLaren, e sou daqueles que acreditam que a justiça é sempre algo positivo, porque mostra quem será o melhor. Então, esse mecanismo de apoio existe para ambos. Sempre é possível encontrar certas corridas ou certos incidentes em que se diz que favoreceram Lando e outros favoreceram Oscar. Sei que Oscar sentiu que houve um pouco mais de apoio para Lando”, disse a um site de apostas.
“Não acho que [a McLaren tenha apoiado mais Norris] seja o caso, porque, no fim das contas, tudo se resume à velocidade pura. Isso mostra que a McLaren tem os ingredientes certos para esse apoio. A única coisa que ainda acho que poderia ter prejudicado muito mais a equipe foram aquelas decisões, o que aconteceu em Monza, por exemplo, ou o que aconteceu na Hungria no ano passado. Essas situações não deveriam ter entrado em jogo”, continuou.
“Você só precisa deixar fluir, deixar acontecer, e os pilotos responderão da maneira que acharem melhor. Em Abu Dhabi, Lando pilotou de forma muito inteligente, assim como Oscar, que se esforçou bastante para pressionar Max. Então, foi uma vitória dupla para a McLaren em muitos aspectos, porque pressionou quem estava pressionando a McLaren, que era Max. Lando fez a corrida perfeita e fez tudo o que precisava. Ele sempre esteve um pouco à frente de Leclerc. Ele sabia que os pneus de Charles iriam se desgastar e elaborou a estratégia e a pilotagem perfeitas”, encerrou.
