Aos 41 anos e após uma temporada difícil na Ferrari em 2025, Lewis Hamilton encara uma das questões mais significativas de sua carreira. Ele ainda tem o que é preciso para conquistar o tão sonhado oitavo título na Fórmula 1?
Em sua primeira temporada com a Ferrari, Hamilton não conseguiu subir ao pódio em nenhum GP, e terminou o campeonato com uma desvantagem de 86 pontos para o companheiro de equipe, Charles Leclerc. Porém, os primeiros testes de 2026 em Barcelona trouxeram sinais positivos, dando esperança de que a Ferrari possa proporcionar ao piloto britânico uma oportunidade de brigar por mais um campeonato.
Durante os testes, Hamilton liderou as tabelas de tempos não oficiais, registrando 1:16.348, apenas um pouco mais rápido do que o tempo de George Russell da Mercedes, e completou 209 voltas ao longo de três dias. Para Hamilton, o SF-26 foi mais agradável de pilotar do que os carros com efeito solo que ele teve dificuldade de se adaptar desde 2022. Ele destacou o ‘equilíbrio mais afiado’ do carro, embora tenha notado que ele ainda tenha se comportado de forma instável em alguns momentos.
Apesar das boas impressões, os fãs e apostadores continuam céticos quanto às chances de Hamilton. Max Verstappen e George Russell seguem como os grandes favoritos, enquanto a Ferrari, apesar dos esforços, teve no ano passado, sua pior temporada desde 2020, terminando em quarto lugar entre os construtores e sem vitórias em GPs.

O ano de 2026 marca uma nova era com a mudança nas regulamentações, um ‘reset’ que Hamilton considera como a maior mudança de regulamentos que já teve na carreira. A Ferrari apostou todas as suas fichas nesse novo começo, com o objetivo de encerrar uma seca de dezenove anos sem títulos de pilotos.
Johnny Herbert, ex-piloto de F1 e ex-comissário da FIA, acredita que Hamilton ainda tem potencial para conquistar o título, mas ressalta que tudo precisará se encaixar. A questão central é saber se a Ferrari conseguirá ser competitiva o suficiente para dar a Hamilton as condições necessárias para reverter a tendência dos últimos anos, onde ele foi superado por seus companheiros de equipe em três das últimas quatro temporadas.
Agora, a grande dúvida é: Hamilton será capaz de desafiar o tempo e conquistar seu oitavo título na Fórmula 1, ou isso será apenas um sonho que pode escapar novamente de suas mãos?
