No Grande Prêmio do Azerbaijão de Fórmula 1, Lewis Hamilton terminou em oitavo lugar após receber ordens de equipe da Ferrari para devolver posição a Charles Leclerc,mas não conseguiu cumprir antes da linha de chegada.
Durante as voltas finais, Hamilton foi autorizado a ultrapassar o companheiro de equipe, já que estava com pneus médios mais novos e poderia atacar Liam Lawson, Yuki Tsunoda e Lando Norris à frente. Porém, como não conseguiu avançar no pelotão, a Ferrari pediu an inverter as posições na última volta.
O engenheiro Riccardo Adami informou pelo rádio: “(Leclerc) está um segundo e meio atrás de você. Esta é a última volta… deixe-o passar.”
Após a prova, o heptacampeão explicou que recebeu o aviso muito tarde: “Primeiramente, eu estava mais rápido antes, e o Charles foi generoso em me deixar passar. No final, recebi a mensagem já no fim e estava focado no carro da frente, mesmo sabendo que a chance de ultrapassar era mínima. Cheguei a aliviar e até frear, mas errei por quatro décimos. Peço desculpas ao Charles. No fim, oitavo e nono não fazem tanta diferença.”
Max Verstappen venceu de forma dominante o GP do Azerbaijão, conquistando sua segunda vitória consecutiva. George Russell terminou em segundo e Carlos Sainz completou o pódio, marcando seu primeiro top-3 como piloto da Williams. Já o líder do campeonato, Oscar Piastri, abandonou após acidente na primeira volta.
Lando Norris cruzou em sétimo e reduziu para 25 pontos a desvantagem para o companheiro de McLaren na classificação.
