F1: Hamilton revela rotina mais rígida aos 40 anos para seguir competitivo

Lewis Hamilton revelou que mudou de forma significativa sua rotina de treinos para seguir competitivo na Fórmula 1 aos 40 anos. Prestes a iniciar sua 20ª temporada na categoria, o piloto da Ferrari contou que passou a adotar práticas diárias como alongamento e banhos de gelo para lidar com os efeitos do envelhecimento como atleta.

Segundo piloto mais velho do grid, atrás apenas de Fernando Alonso, Hamilton explicou à Men’s Health que hoje é mais disciplinado do que no início da carreira. “Ela mudou, progrediu, evoluiu”, disse o heptacampeão mundial. “Eu ainda adoro correr – corri esta manhã. Fiz uma corrida que varia entre seis e oito milhas (9,6 a 12,8 km). Depois banho de gelo. Mas antes de tudo isso, alongar é a primeira coisa que faço assim que saio da cama.”

Os treinos variam conforme a agenda do britânico. “À tarde, posso fazer um treino HIIT (Treinamento Intervalado de Alta Intensidade), mas não posso fazer muito peso, senão fico muito pesado. Então, na maioria das vezes, é Pilates e ioga.”

F1: Hamilton revela rotina mais rígida aos 40 anos para seguir competitivo
Foto: Florent Gooden / DPPI

Entre todos os hábitos, dois são considerados indispensáveis pelo vencedor de 105 Grandes Prêmios. “Banhos de gelo”, afirmou ao ser questionado sobre seus “não-negociáveis”. Ele explicou que antes não priorizava a recuperação: “Eu simplesmente fazia o treino e seguia meu dia. Então, alongamento e banhos de gelo – essas são as duas coisas que eu me obrigo a fazer.”

Hamilton também destacou a importância do cuidado mental em uma temporada extensa com 24 corridas. “Quando eu era mais jovem, acho que o treinamento era realmente a minha terapia – e ainda é, especialmente as corridas”, disse. “É onde faço a maior parte do meu pensamento.”

Além disso, o piloto incorporou práticas como ioga, meditação e exercícios de respiração. “Acho que o banho de gelo também ajuda com isso, porque você precisa aprender a respirar e superar os pensamentos de querer desistir, de querer sair. Essas coisas realmente me ajudam a me manter positivo ao longo do ano.”



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.