F1: Hamilton pode igualar marca que dura 70 anos na Bélgica

Que a vida de Lewis Hamilton em seu primeiro ano defendendo a Ferrari não está fácil, ninguém discorda. O piloto ainda não possui pódios na atual temporada da Fórmula 1 e ocupa apenas a sexta posição no Mundial de Pilotos, somando 103 pontos depois de 12 etapas. Mas o inglês poderá igualar uma estatística em Spa-Francorchamps, onde será disputado o GP da Bélgica neste final de semana.

Lewis Hamilton
Foto: Scuderia Ferrari

Hamilton pode ser tornar o primeiro piloto desde 1955 a alcançar vitórias por três equipes diferentes em Spa-Francorchamps. O heptacampeão triunfou em 2010 pela McLaren, e em 2015, 2017, 2020 e 2024 pela Mercedes. Anteriormente, Juan Manuel Fangio venceu no circuito belga em 1950, pela Alfa Romeo, em 1954, pela Maserati, e em 1955, pela Mercedes.

O inglês também pode igualar outra marca caso seja o primeiro a receber a bandeira quadriculada em Spa neste domingo. Um triunfo o fará alcançar Michael Schumacher como maior vencedor do GP da Bélgica. O alemão tem seis vitórias no maior circuito da temporada da F1, enquanto Hamilton possui cinco triunfos nesta etapa.

A missão para o heptacampeão, porém, é das mais difíceis. Apesar da vice-liderança do Mundial de Construtores, a Ferrari ainda não triunfou em corridas principais na atual temporada. Hamilton até venceu a Sprint na China, mas ainda não foi ao pódio. Por outro lado, Charles Leclerc, companheiro de Hamilton, alcançou o top-3 em quatro oportunidades, com um segundo lugar em Mônaco e três terceiros lugares.

A programação em Spa-Francorchamps terá início nesta sexta-feira (25), com o único treino livre do final de semana e a classificação Sprint. O sábado terá a Sprint, com largada às 11h. A corrida principal será disputada no domingo, a partir das 10h. F1MANIA.NET acompanha todas as atividades do final de semana em tempo real.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.