Lewis Hamilton foi o primeiro piloto a mostrar como a aerodinâmica ativa da Fórmula 1 funciona. Durante o shakedown da Ferrari em Fiorano, foi possível ver as asas dianteira e traseira em funcionamento.
O heptacampeão foi para a pista da escuderia de Maranello já guiando o SF-26, que também teve apresentação nesta sexta-feira (23).
O britânico entrou no carro antes de Charles Leclerc para poder cumprir o número de voltas permitido antes da pré-temporada. Nisso, a nova aerodinâmica ativa foi gravada em vídeo pela primeira vez.
Nas últimas semanas, Audi, Cadillac, Racing Bulls, Mercedes e Alpine também foram para a pista, entretanto, as asas moveis ainda não haviam sido capturadas.
A asa traseira trabalha como o DRS tradicional com apenas uma abertura, mas na asa dianteira, os elementos que normalmente produzem downforce desciam quando ativados.
Believe this is the first time we’ve seen the active aero with these regs as Lewis Hamilton’s rear wing opens on the SF-26 as he comes down the straight. pic.twitter.com/9qJzN9Fkz8
— Daniel Valente 🏎️ (@F1GuyDan) January 23, 2026
