O fim de semana do Grande Prêmio do Azerbaijão de Fórmula 1 começou positivo para Lewis Hamilton, mas o britânico terá uma decisão crucial a tomar antes da definição do grid. O heptacampeão fechou a sexta-feira no topo da tabela no segundo treino livre, superando Charles Leclerc.
A disputa dentro da Ferrari promete ser intensa, ainda mais como o histórico de Leclerc no Azerbaijão. O monegasco conquistou a pole em todas as corridas desde 2021 e, desta vez, escolheu um acerto com menos carga aerodinâmica, o que aumenta sua velocidade nas retas.
Hamilton seguiu o caminho contrário, preferindo mais downforce para ter maior estabilidade nas curvas. Essa diferença de acertos pode ser decisiva para a classificação.
O analista Sam Collins, da F1TV, detalhou a diferença entre os dois companheiros de equipe: “Charles Leclerc está usando um acerto de baixa resistência e baixo downforce na traseira do carro. Isso é bem visível na asa traseira. Lewis Hamilton tinha uma asa traseira bem mais inclinada, gerando muito mais downforce, mas também uma asa traseira que cria uma enorme quantidade de arrasto aerodinâmico naquela longa reta que vem da última curva propriamente dita, a sequência 16-17, até a Curva 1.”
Segundo Collins, os dados deixam claro o impacto dessa diferença: Nos trechos mais sinuosos, Lewis Hamilton é o piloto mais rápido em todo aquele setor. Em todas as seções de alta velocidade, é possível ver a linha amarela (Leclerc) acima da vermelha, é onde Charles Leclerc está mais rápido e então, nas curvas, dá para notar a velocidade de contorno e, em algumas curvas lentas, ver como a linha amarela fica abaixo da vermelha, que é onde Leclerc está mais lento que Hamilton. Leclerc tem velocidade em linha reta, Hamilton tem velocidade de curva, e a única maneira de Hamilton igualar o ritmo de Leclerc é pegando um grande vácuo naquela reta de largada/chegada.”
Para a classificação, a Ferrari terá que definir qual acerto pode trazer mais vantagem. Para Hamilton manter a confiança conquistada nas curvas ou arriscar uma configuração mais leve para disputar nas retas do circuito de Baku.
