F1: Hadjar pede mudanças nos regulamentos e carros mais rápidos

Isack Hadjar, recém-promovido à Red Bull Racing para atuar ao lado de Max Verstappen, se juntou a outros pilotos da Fórmula 1, como Lewis Hamilton, Max Verstappen e Fernando Alonso, na crítica aos novos regulamentos de unidades de potência da categoria para 2026. O francês manifestou sua insatisfação com as mudanças que, segundo ele, dificultam a quebra de recordes de volta e afastam a sensação de velocidade que ele espera dos carros de Fórmula 1.

Em uma entrevista para a imprensa, Hadjar foi direto ao ponto: “Sim, claro, quero pilotar carros que possam quebrar recordes de volta. Sabe, é isso que você sonha quando é criança. Então, sim, eu gostaria de pilotar carros mais rápidos”, disse ele, expressando o desejo de ver uma F1 mais rápida e desafiadora.

A introdução das novas unidades de potência e os regulamentos relacionados, que incluem fatores como levantamento e desaceleração nos pontos de frenagem, têm causado a percepção de que os carros estarão alguns segundos mais lentos em comparação aos da era anterior. Hadjar acredita que isso tornará a superação dos recordes de volta uma tarefa extremamente difícil.

Embora os novos carros exijam mais controle de energia e maior gestão estratégica durante a pilotagem, o que torna a condução mais desafiadora e exigente, Hadjar também reconheceu que essa mudança traz novas oportunidades para os pilotos se destacarem: “Requer usar um pouco mais o cérebro, então é um pouco mais difícil para todo mundo. É menos natural para pilotar, mas com certeza há mais chance de fazer a diferença”, acrescentou.

BAHRAIN, BAHRAIN - FEBRUARY 11: Isack Hadjar of France and Oracle Red Bull Racing arrives in the Paddock during day one of F1 Testing at Bahrain International Circuit on February 11, 2026 in Bahrain, Bahrain. (Photo by Zak Mauger/LAT Images) // Getty Images / Red Bull Content Pool // SI202602114867 // Usage for editorial use only //
Foto: Divulgação / Red Bull Content Pool

Apesar das críticas ao ritmo dos novos carros, o piloto de 21 anos garantiu que a emoção de disputar contra os melhores pilotos do mundo permanece intacta: “Com certeza, a emoção de lutar por vitórias contra os melhores pilotos ainda vai existir, e isso é o mais importante”, afirmou. No entanto, ele acrescentou: “Mas ainda assim, você gostaria de fazer isso em carros que são super, super rápidos. Normalmente, isso torna tudo um pouco melhor”, completou.

Com o início da temporada se aproximando com o GP da Austrália em 08 de março, Hadjar continua a se preparar para os desafios dessa nova fase da Fórmula 1, enquanto luta por um desempenho de destaque em sua primeira temporada completa na Red Bull Racing.