F1: Haas sofre na classificação e larga P15 e P19 na corrida sprint do GP de São Paulo

A Haas enfrentou uma classificação desafiadora nesta sexta-feira (7) no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos. Ollie Bearman e Esteban Ocon garantiram as 15ª e 19ª posições no grid para a corrida sprint do GP de São Paulo de Fórmula 1, um resultado que foi diferente do que a equipe esperava após o bom desempenho no GP do México.

Bearman ainda conseguiu avançar ao SQ2, mas Ocon não teve a mesma sorte e foi eliminado na primeira parte da disputa. Mais cedo, no treino livre único, Ocon e Bearman haviam aparecido no meio do pelotão, com as 13ª e 14ª posições, respectivamente. Após a classificação, os pilotos e o chefe da equipe avaliaram o desempenho

“Minha primeira volta na SQ2 foi ok. Perdi um pouco de tempo na Curva 4, então, para a minha segunda volta, estava bastante confiante porque tinha uma sensação muito boa no carro. Na minha segunda volta, perdi um décimo e meio, e sabemos como as margens são apertadas aqui, então é uma pena. Acho que há muito potencial no carro, então só precisamos ajustar alguns detalhes para amanhã”, destacou Bearman.

Esteban Ocon (FRA) Haas VF-25.
Foto: XPB Images

Esteban Ocon relatou dificuldades principalmente com o tráfego em pista: “Estive na posição errada na pista durante a maior parte do tempo. Minha primeira tentativa não foi muito limpa e houve tráfego em alguns lugares, mas na minha segunda tentativa, nunca ultrapassei tantos carros antes – devem ter sido uns 10 ou 12. O carro tem um ritmo muito maior, então foi uma sessão decepcionante e precisamos analisar. O fim de semana está longe de terminar, por isso vamos nos recuperar amanhã.”

O chefe de equipe, Ayao Komatsu, considerou o resultado abaixo do esperado, embora tenha visto sinais positivos. “Foi uma classificação muito decepcionante. Após os treinos livres, mesmo que não parecesse bom na tabela de tempos, o feedback dos pilotos estava ok, mas sabíamos que a SQ1 seria apertada. Não entendemos completamente o que aconteceu na segunda tentativa de Esteban; ele encontrou tráfego a partir da Curva 8, mas ele também não tinha feito nenhuma melhora até aquele ponto.”

“Ollie fez um excelente trabalho na SQ1, terminando em P6. Na SQ2, sua primeira volta – exceto pela Curva 4 – teria sido suficiente para entrar na SQ3, mas, infelizmente, na Curva 4, ele carregou um pouco de velocidade demais e pegou o kerb, perdendo dois décimos e meio, o que é uma pena. Acho que o ponto positivo é que o carro parece ter o potencial para estar entre os top 10, então podemos lutar por pontos na corrida principal de domingo. Largar em P15 e P19 para a sprint será difícil, mas com a previsão de chuva, há uma oportunidade também.”

O F1MANIA.NET acompanha o GP de São Paulo de Fórmula 1 in loco, com os jornalistas Gabriel Gavinelli e Nathalia De Vivo.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.