Oliver Bearman e Esteban Ocon tiveram dificuldades significativas durante a classificação Sprint no GP dos Estados Unidos de Fórmula 1, com ambos os pilotos enfrentando contratempos que os deixaram em posições desfavoráveis para a corrida Sprint. Bearman terminou em P16 e Ocon apenas em P19.
Bearman, que começou o dia otimista com a Haas e a nova atualização do carro, lamentou não ter conseguido extrair o máximo de sua primeira volta: “Foi uma grande decepção. Esta manhã eu me senti bem com o carro, mas na classificação Sprint só consegui dar uma volta. Ainda estou aprendendo o traçado, e por isso, aquela volta não foi a melhor. Por isso, no SQ1, você tem duas voltas para pelo menos sentir o carro”, disse o piloto, destacando que a troca de pneus e a atualização entre as sessões causaram uma mudança significativa. Bearman ainda mencionou que não valeu a pena forçar os pneus para tentar melhorar seu tempo, já que isso teria comprometido ainda mais o desempenho.
Por outro lado, Ocon teve uma primeira volta comprometida devido à perda de aderência na curva 1, o que lhe prejudicou desde o início: “A primeira volta foi muito ruim. Perdi a traseira na curva 1, então já comecei a volta muito comprometido. Na segunda volta, eu estava basicamente com o pelotão todo ao meu redor, incluindo Ollie. Nossa primeira volta não foi boa o suficiente”, afirmou Ocon, que, mesmo após uma tentativa de recuperação, não conseguiu avançar.

Ayao Komatsu, chefe da Haas, também expressou frustração com os resultados, especialmente com as mudanças no carro de Bearman: “Foi uma classificação Sprint muito decepcionante. O TL1 foi razoável, e Ollie lidou bem, considerando que é uma pista nova para ele. Esteban usou o novo pacote no TL1, mas também colocamos a atualização no carro de Ollie para a classificação Sprint. Na segunda tentativa no SQ1, com o tempo acabando, não conseguimos completar a volta a tempo, e deveria ter dado mais margem para fazer a volta. Isso dificultou muito para Ollie, que estava lidando com mudanças no carro. Por outro lado, Esteban teve dificuldades com a aderência traseira, o que também tornou a situação difícil”, concluiu o dirigente.
Os dois pilotos buscarão agora aproveitar a experiência adquirida, para tentar melhorar seu desempenho na corrida Sprint no sábado e no GP de domingo, mas as expectativas são baixas, já que a classificação inicial ficou longe do ideal.
