A Haas teve um final de semana complicado no GP do Catar de Fórmula 1, com Oliver Bearman sofrendo um abandono prematuro e Esteban Ocon enfrentando uma penalidade controversa que comprometeu sua corrida. A equipe, no entanto, se concentra na última etapa da temporada, o GP de Abu Dhabi no próximo fim de semana, buscando terminar o ano com uma boa performance.
Bearman, que estava em uma posição confortável para pontuar antes do abandono, lamentou a chance perdida: “É uma pena, estávamos indo bem e até tivemos sorte com o incidente à nossa frente. Tivemos ritmo para estar ali, brigando no top 10. Perdemos pontos para os concorrentes, o que é uma pena, mas ainda temos uma corrida para tentar recuperar tudo”, afirmou o piloto britânico.
Já Ocon também teve um dia frustrante, começando com uma penalidade que ele classificou como injusta: “Não tenho palavras para a penalidade, não sei de onde ela veio. Fiz mais de 100 largadas e sempre fiz o mesmo procedimento. Isso destruiu nossa corrida”, explicou Ocon, se referindo à penalidade por ‘queima’ de largada. “Ainda tivemos que cumprir uma dupla penalidade, e depois, com os pneus errados, nossa prova realmente terminou ali. A próxima corrida será importante, no ano passado o time teve bom ritmo em Abu Dhabi, então veremos o que podemos fazer”, encerrou Ocon que ficou apenas em P15.

O chefe da equipe, Ayao Komatsu, reconheceu as falhas e os desafios enfrentados pela Haas durante o fim de semana em Lusail: “Foi um dia extremamente difícil. O carro tinha bom potencial e ambos os pilotos estavam mais felizes com o carro. É uma pena o que aconteceu com Esteban, com o menor movimento no grid, que precisamos entender melhor”, disse Komatsu. “Cometemos alguns erros grandes nos pit stops, não estamos orgulhosos disso, mas é algo que acontece durante 24 corridas. O importante é que seguimos juntos e nos apoiamos. Temos mais uma corrida, uma importante na próxima semana, e vamos nos recuperar disso e fazer nossa melhor performance, desde o TL1 até o GP. Estamos determinados a terminar a temporada com um bom resultado”, concluiu o chefe da equipe.
Com os olhos voltados para Abu Dhabi, a Haas busca fechar a temporada com um bom desempenho, superando os desafios enfrentados nas últimas corridas e oferecendo a melhor performance possível na última etapa do ano.
