F1: Haas enfrenta desafios de confiabilidade, mas celebra evolução

A Haas continuou seu trabalho de preparação para a temporada 2026 da Fórmula 1, durante o segundo dia de testes no Circuito de Barcelona-Catalunha, enfrentando uma série de dificuldades, mas também conseguindo importantes aprendizados. O chefe da equipe, Ayao Komatsu, destacou a grande evolução do carro em relação ao primeiro dia, mas também relatou que problemas de confiabilidade continuaram a afetar o desempenho da equipe.

Depois de um primeiro dia cheio de desafios, Komatsu afirmou que muitos dos problemas encontrados foram resolvidos, resultando em um desempenho bem mais positivo no segundo dia. No entanto, ainda houve duas falhas de confiabilidade durante as sessões, sendo uma delas mais grave, o que está sendo cuidadosamente analisado pela equipe para encontrar uma solução rápida.

“Vimos um grande progresso em comparação ao primeiro dia, o que é muito positivo para nós. Infelizmente, tivemos dois problemas de confiabilidade, um pela manhã e outro à tarde. Não estou preocupado com o que aconteceu pela manhã, mas o da tarde foi um pouco mais sério e estamos analisando o que aconteceu e como resolvê-lo. Pelo menos aconteceu de forma relativamente precoce no nosso programa de pré-temporada, o que é bom”, afirmou Komatsu.

Oliver Bearman (Haas) – Testes Barcelona F1 2026
Foto: Divulgação / Haas

Oliver Bearman, que voltou ao carro da Haas após um shakedown da equipe em Fiorano, também expressou sua satisfação com os progressos feitos até agora: “Foi ótimo voltar ao carro. Hoje foi meu primeiro contato com o carro em condições de pista seca, o que me permitiu pressionar no limite. Fiquei bastante impressionado com a sensação de potência, especialmente com a recuperação de energia, que não foi tão difícil quanto esperávamos. O carro está mais ágil e mais leve, o que é uma grande evolução em relação ao regulamento anterior. Apesar de um dia interrompido, conseguimos aprender coisas importantes sobre o carro”, concluiu o jovem piloto.

Komatsu também destacou a importância de ter identificado esses problemas no início do programa de testes, para que possam ser resolvidos a tempo do início da temporada. A Haas agora aguarda para decidir se retomará os testes na quinta ou sexta-feira, mas o otimismo em relação ao progresso da equipe é evidente.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.