Fernando Alonso segue desafiando o tempo na Fórmula 1 e mantendo um nível de desempenho que chama a atenção no paddock. Para Romain Grosjean, ex-piloto da categoria, a explicação para essa longevidade está menos na idade cronológica e mais na mentalidade do espanhol.
Em tom bem-humorado, o francês resumiu sua visão sobre o bicampeão: “Sim, Fernando tem 25 anos”, afirmou Grosjean em entrevista ao Sport.de. “Acho que, pelo menos na cabeça dele, ele nunca envelheceu”. Segundo ele, a mesma paixão que Alonso demonstrava nos tempos das conquistas de seus dois títulos, segue presente: “Ele ainda tem a mesma paixão que tinha quando foi campeão mundial em 2005”, afirmou.
Apesar de ser frequentemente chamado de ‘vovô do grid’, brincadeira que voltou à tona durante a troca de presentes do amigo secreto da Fórmula 1 em Abu Dhabi, o desempenho de Alonso segue intacto. Execução, leitura de corrida e consistência continuam sendo marcas registradas do piloto de 44 anos.

Grosjean também destacou a forma como Alonso organiza sua rotina como um fator-chave: “É muito impressionante ver isso. Ele é um piloto muito inteligente na maneira como gerencia sua agenda, seu cronograma, seus planos de viagem. Tudo é feito no início do ano, então ele sabe como tudo vai fluir de forma tranquila. Acho que isso faz parte do motivo da longevidade dele”, acrescentou.
Para o francês, a combinação entre esse cuidado nos detalhes e o talento natural sustenta o alto nível do espanhol: “Mas sim, definitivamente é um piloto muito impressionante. Sempre está lá. Quando o carro é bom, você pode contar com o Fernando”, concluiu Grosjean.
