F1: “Grande desafio”, diz diretor técnico da Mercedes sobre novas regras

Considerada por muitos como favorita, a Mercedes, na verdade, encara um cenário considerado complexo devido à ampla reformulação da Fórmula 1 em 2026. As mudanças, que atingem diferentes áreas dos carros, representam um rompimento significativo com os conceitos atuais, tanto no chassi quanto na unidade de potência, que deve ser a parte mais afetada.

A partir deste ano, os carros passarão a contar com uma divisão equilibrada entre o motor de combustão interna e a parte elétrica, além da adoção de combustíveis sustentáveis. O projeto aerodinâmico também será profundamente alterado, com medidas para diminuir o efeito-solo e o arrasto, para tornar as provas mais competitivas. Novos pneus, limites de peso mais rígidos e exigências adicionais de segurança complementam o pacote de transformações.

Mercedes AMG F1 W15 nosecone - Rainbow logo.
Foto: XPB Images

Durante uma conversa com a imprensa em Las Vegas, o diretor técnico da Mercedes, Simone Resta, falou sobre os impactos desse novo ciclo regulatório no trabalho da equipe. O engenheiro italiano ressaltou que a quantidade de mudanças simultâneas impõe obstáculos relevantes ao desenvolvimento do projeto: “Há muitos desafios técnicos neste programa, tanto no chassi quanto no lado da unidade de potência (PU). É uma PU totalmente nova, mas que também usa combustíveis sustentáveis pela primeira vez. No lado do chassi, tudo é novo”, afirmou Resta.

Ele destacou ainda que a impossibilidade de reaproveitar dados e soluções da temporada de 2025 agrava o cenário. “Nova configuração aerodinâmica, novos pneus, limites de peso bastante desafiadores a serem alcançados e novos requisitos de segurança. Portanto, há uma combinação de muitas coisas diferentes e, na verdade, não há transferência de conhecimentos, é um desafio bastante grande no geral”, concluiu.

Recentemente o chefe e CEO da equipe alemã, Toto Wolff, minimizou as expectativas criadas em torno do time, desconsiderando o favoritismo.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.