F1: GP de Las Vegas pode ter recorde histórico igualado

A Fórmula 1 chega ao GP de Las Vegas no próximo final de semana, com a possibilidade de igualar um recorde que já dura quase meio século: oito vitórias consecutivas em um GP da categoria, de pilotos que largaram na pole position.

No momento, a sequência atual reúne sete corridas seguidas, do triunfo de Oscar Piastri no GP da Holanda, em agosto, à vitória de Lando Norris em São Paulo. Nesse período, também Max Verstappen e George Russell venceram de ponta a ponta, reforçando o domínio dos pilotos que largam na pole position. Trata-se da mais longa série desde as sete provas disputadas entre Austin 2019 e Silverstone 2020, intervalo que se estendeu por nove meses devido à pandemia.

O contraste é marcante em relação a outro trecho recente. Entre o Canadá e a Bélgica de 2023, foram seis corridas consecutivas em que o pole não venceu.

F1 2024, Fórmula 1, GP de Las Vegas, Nevada, Estados Unidos
Foto: XPB Images

Se o pole de Las Vegas converter a posição em vitória, a F1 igualará o feito de 1976, quando oito corridas seguidas terminaram com o vencedor largando da posição de honra. À época, isso ocorreu entre o GP dos Estados Unidos Oeste, em Long Beach, e a etapa de Nurburgring marcada pelo grave acidente de Niki Lauda. Apesar da baixa confiabilidade dos carros naquela era, nomes históricos como James Hunt, Lauda, Jody Scheckter e Clay Regazzoni lideraram essa série de triunfos largando da pole.

Além da disputa pelo recorde histórico, o fim de semana também marca um momento especial para Lando Norris, pois o britânico iguala em Las Vegas, as 150 largadas de David Coulthard pela McLaren, marca que o escocês manteve entre 1996 e 2004.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.