A Fórmula 1 pode estar próxima de confirmar a inclusão do GP da Turquia no calendário de 2027, com o evento retornando após seis anos fora da categoria. A última edição do GP da Turquia foi realizada em 2021, mas desde então o circuito de Istambul Park não tem sido parte do calendário.
De acordo com informações do site Motorsport.com, a FIA, a F1 e os proprietários do circuito de Istambul Park, teriam chegado a um acordo para levar a corrida de volta ao circuito, que é muito popular entre os fãs devido à sua intensidade e grandes disputas. A notícia vem após a confirmação de que o Circuito de Barcelona-Catalunha também fará parte do calendário bi-anual, junto com Spa-Francorchamps (em esquema de revezamento), até pelo menos 2032.
O GP da Turquia tem uma história de grandes momentos, como a vitória de Valtteri Bottas em 2021, quando ainda corria pela Mercedes. Felipe Massa detém o recorde de vitórias no circuito, com três conquistas, enquanto Lewis Hamilton tem duas vitórias em Istambul. Massa e Hamilton são os únicos pilotos a terem mais de uma vitória no GP turco.

A primeira vez que um GP de Fórmula 1 foi realizado no circuito de Istambul, foi em 2005, com uma vitória de Kimi Raikkonen. Após uma pausa no calendário de 2012 a 2019, a Turquia retornou como sede de um GP na temporada de 2020, influenciada pela pandemia de COVID-19, e teve mais uma edição em 2021.
Com a iminente confirmação da volta do GP da Turquia em 2027, o circuito promete reacender a rivalidade entre os pilotos e oferecer aos fãs mais uma corrida de alto nível em uma das pistas mais desafiadoras do calendário.
