F1: Gasly também acredita em problemas na largada no GP da Austrália

Pierre Gasly também alertou para os desafios que podem surgir na largada do GP da Austrália, que abre a temporada 2026 da Fórmula 1 em 08 de março, e promete ser bastante imprevisível. Em uma entrevista, o piloto da Alpine recomendou que os fãs liguem a TV para assistir ao início da corrida, afirmando que o momento pode ser memorável devido às novas regulamentações de chassi e motor.

Com as mudanças nas regras de motor, que incluem a remoção do MGU-H, os carros terão mais dificuldades para atingir a janela operacional ideal do turbo, o que pode resultar em largadas mais lentas ou até em situações de ‘anti-stall’. Gasly, embora não tenha se aprofundado nas consequências, destacou que, com apenas duas semanas de testes, já é possível perceber que a largada em Melbourne será mais desafiadora do que as anteriores.

“O processo de largada será mais complicado do que antes. Todas as equipes vão aprender a lidar com isso em algumas semanas ou meses, mas por enquanto, é uma grande incógnita. A prioridade vai ser a confiabilidade e a resistência até o final da corrida, porque os carros são extremamente complexos”, afirmou Gasly.

Pierre Gasly (FRA) Alpine F1 Team A526.
Foto: XPB Images

Oscar Piastri da McLaren, também levantou preocupações sobre o uso de aerodinâmica ativa antes da primeira curva, o que pode aumentar ainda mais os riscos: “Uma fila de 22 carros com menos downforce parece uma receita para o desastre”, disse o piloto australiano anteriormente.

O problema pode ser particularmente desafiador para os pilotos que largam das últimas posições, pois terão menos tempo para aquecer os pneus e ajustar o motor antes da largada. Esteban Ocon, da Haas, concorda com as dificuldades previstas e sugeriu que a FIA poderia ajustar o procedimento de largada para evitar maiores complicações, como o risco de perder várias posições logo no início.

Ainda que o cenário seja incerto, Gasly acredita que todos os pilotos vão se adaptar, mas observa que a Austrália será um grande teste para as equipes em 2026.