O acidente entre Gabriel Bortoleto e Lance Stroll no GP de Las Vegas voltou a ser assunto nesta quinta-feira (27), durante o dia de mídia do GP do Catar. Pierre Gasly, que foi afetado indiretamente pelo incidente, afirmou que o brasileiro da Sauber cometeu um “grande erro de avaliação” e que colisões assim não deveriam ocorrer “neste nível” da Fórmula 1.
Na largada em Las Vegas, Bortoleto travou os pneus e atingiu o Aston Martin de Stroll, que acabou colidindo com o carro de Gasly, fazendo o francês da Alpine rodar. Bortoleto recebeu cinco segundos de punição, mas como abandonou a prova antes de cumpri-la, a penalidade virou cinco posições a menos no grid da corrida em Lusail.

Para Gasly, a punição foi adequada. “Até agora, Gabi fez uma temporada muito boa, mas neste momento isso não deveria acontecer. Ele afetou a corrida do Stroll, afetou a minha corrida”, disse. O piloto destacou que a escolha por pneus duros foi “muito otimista” e que a falha foi mais grave do que um simples atraso na freada.
Gasly também ressaltou que não acredita ter havido intenção de Bortoleto: “Sei que não foi intencional. Ele pode ter perdido a noção espacial”. O francês defendeu que os comissários devem avaliar principalmente a ação do piloto, e não apenas o resultado final. “Dentro do carro, sabemos melhor o que acontece do que parece de fora”, concluiu.
Gasly permanece sendo o único piloto a pontuar pela Alpine em 2025, tendo somado 22 pontos para a equipe, que é a última colocada no campeonato de construtores.
