No Grande Prêmio da Itália de Fórmula 1, em Monza, Yuki Tsunoda teve um final de semana difícil e terminou a corrida na 13ª posição.
Desde sua promoção à equipe principal, o piloto japonês tem enfrentado uma temporada complicada, com resultados abaixo do esperado, enquanto o seu companheiro de equipe, Max Verstappen, segue se destacando e entregando um ritmo consistente.
Após a corrida, Tsunoda comentou sobre os desafios enfrentados em Monza: “Depois de um início de final de semana tão positivo, foi muito frustrante ter um incidente que causou tanto dano ao assoalho do meu carro, especialmente quando eu deveria estar lutando pelos pontos. Estávamos muito rápidos no geral, mas assim que tive o dano, meu ritmo simplesmente não estava lá. Pelo lado positivo, fomos melhores em trechos curtos hoje e, depois do Q2 de ontem, estava muito próximo do Max e consigo ver que estamos progredindo corrida a corrida.”
O piloto japonês acrescentou: “Após uma corrida como a de hoje, você só precisa se reerguer e olhar para os pontos positivos, como a volta de qualificação. Claro que estou desapontado, mas é preciso continuar lutando e acreditar em si mesmo. Max recebeu um novo assoalho neste final de semana e eu não recebi essa atualização, então estou feliz por ter conseguido extrair o máximo de desempenho do carro para a qualificação de ontem. Meu foco agora é exclusivamente o restante da temporada e manter o ritmo de progressão que temos tido.”
Laurent Mekies, CEO e diretor da Red Bull, comentou sobre o desempenho de Tsunoda: “Yuki teve azar hoje; ele ficou preso no tráfego e foi muito difícil para ele tirar algum rendimento da corrida. Depois, teve dano no assoalho após o contato com o Liam, o que custou desempenho. Temos mais trabalho a fazer para ajudá-lo com seu ritmo de corrida, e continuaremos nos esforçando para colocá-lo no lugar certo à medida que avançamos.”
Max Verstappen, que conquistou a vitória no GP da Itália, também comentou sobre o seu fim de semana: “Foi um final de semana fantástico e vencer novamente foi incrível, já fazia um tempo! É muito gratificante ver os passos que estamos dando para entender o carro. No geral, o carro vai melhor em circuitos de baixa a média pressão aerodinâmica e só precisamos continuar empurrando e tentando melhorar, como temos feito. Após a ultrapassagem, era questão de seguir minha própria corrida, cumprir os objetivos e cuidar dos pneus. Este final de semana foi incrível e mostra que ainda há chances de vencer, o que é muito bom. Todos se dedicaram totalmente a melhorar o carro durante todo o final de semana e foi um resultado fantástico para todos aqui e uma grande vitória para a Equipe e para o Laurent.”
