Gabriel Bortoleto conquistou seus primeiros pontos na Fórmula 1 no GP da Áustria, após um intenso duelo com Fernando Alonso, seu empresário e mentor, e admitiu que essa disputa teve um gosto especial.
O piloto da Sauber cruzou a linha de chegada em oitavo, logo atrás do bicampeão da Aston Martin, após uma briga roda a roda nos momentos finais da corrida. “Foi meio estranho no sentido de que ele é meu empresário e, ao mesmo tempo, é o Fernando”, comentou Bortoleto. “É um cara que eu via correndo desde que comecei no Kart, e ele já estava lá fazia muitos anos.”
Apesar da relação pessoal, o brasileiro não poupou esforços na tentativa de ultrapassagem: “Quando você baixa a viseira e está lutando por posição, você não pensa tanto em quem está do outro lado. Ainda assim, foi um pouco diferente, não vou mentir, mas dei tudo de mim.”
Bortoleto reconheceu que talvez pudesse ter feito algumas escolhas melhores para superar Alonso, mas elogiou a habilidade do espanhol: “Ele se defendeu muito bem, soube colocar o carro no lugar certo, inclusive com as bandeiras azuis. Então, sim, foi diferente”, disse ele.

Para Alonso, que gerencia a carreira de Bortoleto desde 2022 por meio da A14 Management, o duelo também foi marcante: “Foi uma boa disputa. Eu dei sorte com as bandeiras azuis, pois sem elas eu não conseguiria mantê-lo atrás por mais duas ou três curvas”, declarou o espanhol. “Foi o máximo que eu tinha a oferecer naquele momento.”
Segundo Alonso, o apoio das bandeiras azuis permitiu que ele cruzasse a linha de chegada em sétimo: “A disputa foi limpa, lado a lado em algumas curvas, sempre com respeito. Já corremos assim antes em simuladores e até de Kart. Dessa vez eu terminei à frente, o que me dá uma certa satisfação”, completou o espanhol sorrindo.
O bom resultado de Bortoleto na Áustria, marca um ponto de virada em sua temporada de estreia, após um início modesto. Impulsionada por atualizações recentes, a Sauber começa a mostrar sinais de recuperação, e o jovem brasileiro já começa a provar por que era visto como uma das principais promessas, mesmo antes de chegar à Fórmula 1.
