F1: FIA não concluí análises e adia para próxima semana decisão sobre teto orçamentário

A FIA não vai divulgar nesta quarta-feira (5) a decisão sobre o teto orçamentário da temporada 2021 da F1. Em comunicado, a entidade máxima do automobilismo adiou o resultado da análise para a próxima semana na segunda-feira, dia 10.

As informações preliminares do corpo governamental é de que a situação é bastante complexa e necessita de análise aprofundada. Ainda, os relatórios das equipes só deve sair também na próxima segunda.

“A FIA informa que a conclusão de análise das apresentações financeiras das equipes de F1 de 2021 e posterior divulgação dos Certificados de Conformidade ao Regulamento Financeiro não acontecerá nesta quarta-feira, 5 de outubro”, começou o comunicado oficial emitido.

“A análise das apresentações é um longo e complexo processo que ainda está acontecendo e que vai ser concluído para viabilizar a emissão dos Certificados na segunda-feira, 10 de outubro. O Regulamento Financeiro foi concordado por unanimidade por todos os competidores que trabalharam de forma positiva e de maneira colaborativa com a Administração do Limite de Custos da FIA ao longo deste primeiro ano”, seguiu.

“Como previamente comunicado, há especulações e significativas conjucturas em relação a esse assunto e a FIA reitera de que até que esteja finalizado, não há mais informações a serem dadas. A FIA também reitera de que qualquer sugestão de que qualquer pessoa da entidade que tenha vazado informações é sem qualquer base”, completou.

Na última semana, a imprensa internacional divulgou que duas equipes – Aston Martin e Red Bull – teriam estourado o limite de gastos da F1 em 2021. De acordo com o regulamento, acima de 5% do valor extrapolado, as punições podem variar de perda de pontos até exclusão do campeonato.